Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Pesquisa revela que 79% dos brasileiros não confiam na gestão de Michel Temer

Brasília - Michel Temer como presidente da República em solenidade no Congresso Nacional (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

temer
As áreas com a pior avaliação são impostos, taxa de juros, segurança pública e saúde | FOTO: Reprodução/EBC |

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)/Ibope sobre a avaliação do governo de Michel Temer (PMDB), divulgada nesta sexta-feira (31), mostra que a administração, que chegou ao poder por meio de um impedimento parlamentar, é cada vez mais rejeitada pela população. Segundo o levantamento da CNI/Ibope, 79% não confiam em Temer. No último levantamento, em dezembro do ano passado, o percentual era de 72%.

Outros 73% desaprovam o modo de governar Temer, índice que também subiu em relação à pesquisa anterior, que registrou percentual de 64%. Os brasileiros que avaliam o governo Temer como ruim ou péssimo subiu de 46% em dezembro para 55% em março.

Por região, Temer é dos mais rejeitados também. A região Nordeste apresenta o maior percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo (67%), mais de 10 pontos percentuais acima da segunda região com pior avaliação (Sudeste, com 52%).

Área de atuação
Quando a avaliação é feita por área de atuação do governo, as políticas com melhor avaliação são meio ambiente, educação e combate à inflação. As áreas com a pior avaliação são impostos, taxa de juros, segurança pública e saúde.

Na comparação ao primeiro mandato do governo de Dilma Roussef, 38% dos brasileiros consideram que o governo é igual, 41% acredita que está pior e 18% avaliam como melhor. A pesquisa da CNI/Ibope ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios, entre 16 e 19 de março.

Expectativa
Em relação à expectativa ao restante do governo, 52% avaliam como ruim ou péssimo, 28% regular, 14% ótimo ou bom e 6% não sabem ou não responderam. Em dezembro de 2016, 43% avaliaram como ruim ou péssimo, 32% regular, 18% ótimo ou bom e 7% não sabiam ou não responderam. Com informações da Agência Brasil e Brasil 247.

Confira a pesquisa na íntegra

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas