Ícone do site Jornal da Chapada

Chuvas aliviam estiagem prolongada na Chapada e colocam Lajedinho em alerta; veja fotos e vídeos

lajedinho
Ruas, casas e prédios públicos foram atingidos pela água que se espalhou por toda a parte baixa da cidade de Lajedinho | FOTO: Divulgação/Edmundo Carvalho |

As chuvas que caíram em praticamente todo o território baiano na última semana trouxeram alívio para as populações das cidades que estavam sofrendo com a seca, mas também deixaram em alerta outras localidades. Em Lajedinho, na Chapada Diamantina, por exemplo, o risco de enchentes é grande. Na noite da última sexta-feira (31), choveu 150 milímetros em duas horas na cidade, segundo a Defesa Civil. O que representa um volume de chuva esperado para cerca de três meses. Ruas, casas e prédios públicos foram atingidos pela água que se espalhou por toda a parte baixa da cidade.

Rio de Contas também registra chuva neste final de semana | FOTO: Reprodução/Facebook |

Os moradores da cidade ainda recordam do temporal ocorrido em dezembro de 2013, quando a enxurrada deixou 17 mortos e 600 desabrigados. Quando a água transbordou, levou junto as casas, deixando famílias sem moradia. Desta vez os estragos foram menores, já que não existem mais estas casas na beira do rio. Mesmo assim 20 famílias ficaram desalojadas.

Segundo o prefeito de Lajedinho, Marcos Mota, a prefeitura já segue buscando resolver a situação dos atingidos. “Foi uma noite de grande tensão, por conta das lembranças do que vivemos em 2013, com a chuva que praticamente destruiu a nossa cidade”, declara em texto enviado ao Jornal da Chapada. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) também declarou sua preocupação e registrou o seu apoio ao município, que ainda vive as lembranças do temporal de 2013.

Leia também
Chuvas trazem expectativas positivas para moradores da Chapada Diamantina; confira fotos e vídeos
Mais chuvas são previstas para a Chapada Diamantina nos próximos dias da semana

Para a parlamentar, este é um momento de unir forçar. “Nosso mandato segue ao lado da gestão municipal, na pessoa do prefeito Marcos Mota, do ex-prefeito, Antônio Mário, que são lideranças que viveram de perto a tragédia passada e seguem trabalhando incansavelmente para reconstruir o município. Temos certeza de que o que já foi feito garantiu que a chuva de ontem não fosse tão destruidora quanto a de quatro anos atrás”, afirma a parlamentar em nota.

Mais chuvas
Em outros locais da Chapada Diamantina, como em Piatã, Palmeiras, Rio de Contas, Andaraí, Ibiquera, Lençóis, Iraquara, Mucugê, Barra da Estiva, Ibicoara a chuva encheu rios e trouxe satisfação para moradores e visitantes. Inclusive muitos turistas têm se programado para fazer trilhas que passam por cachoeiras, como a da Fumaça, quando é possível ver as belezas naturais das quedas d’água em sua maior potencialidade, ou a do Buracão, que também fica linda cheia. (saiba mais sobre a Semana Santa na Chapada).

Volume dos rios Adriano e Paraguaçu surpreendem moradores de Andaraí | FOTO: Divulgação/Emerson Santos |

Fotos enviadas ao Jornal da Chapada mostram como ficaram alguns municípios neste período de chuva. Andaraí, por exemplo, teve o volume de rios elevado, assim como diversos pontos turísticos das cidades onde foram registradas as chuvas. Algumas cidades estão com os atrativos ‘bombando de água’ neste período e vale muito se programar e visitar a região.

Manifestação
As chuvas chegaram em bom momento e foram comemoradas pelos brigadistas voluntários que lutam contra os incêndios florestais na Chapada Diamantina. O aumento de focos a cada ano é motivo de preocupação dos combatentes e não dá para contar sempre com as águas que caem do céu. Por conta disso, foi criado o movimento ‘Chapada Sempre Verde’ e está sendo preparada uma manifestação organizada pelos brigadistas no posto turístico do Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras. O encontro está marcado para acontecer na quinta-feira santa (13 de abril), a partir das 9h.

Jornal da Chapada

Leia também
Chuvas são registradas por moradores em diferentes partes da Chapada Diamantina; veja vídeo
Chapada Diamantina deve ter três dias de céu encoberto e chuvoso; mínimas chegam a 16°C

Chuva em Lajedinho 1 – Jailton Rodrigues

Chuva em Lajedinho 2 – Jailton Rodrigues

Chuva em Lajedinho 3 – Edmundo Carvalho

Veja fotos da chuva em Lajedinho

1 / 11

Vídeo da chuva em Andaraí

Fotos da chuva em Andaraí

2 / 18

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas