Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Nível da barragem em Rio de Contas revela disparidade entre consumo e reposição

rio de contas
A barragem Luiz Vieira é usada para a irrigação no perímetro irrigado do Brumado e abastece Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio | FOTO: Reprodução/L12 Sudoeste |

As chuvas que caem em toda a Chapada Diamantina também levaram curiosidade e expectativa para os moradores da região de Rio de Contas. De acordo com o site L12 Sudoeste, as últimas chuvas mudam o cenário local e mostraram a disparidade entre o consumo e a reposição do bem natural na barragem Luiz Vieira. Responsável por garantir o abastecimento de água dos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio, a barragem ainda é usada para a irrigação no perímetro irrigado do Brumado.

Conforme a publicação do site, dados recentes foram divulgados no último domingo (2) e apontam que “o nível de água armazenada no açude mostra um cenário não muito eufórico se comparamos estes dados com os do dia 10 fevereiro deste ano, onde açude registrava 26.000.000 m³, correspondente a 24,76% de sua capacidade”. As informações divulgadas mostram que a barragem Luiz Vieira teria atingido a marca de 25.954.500 m³, somando 1.247.000 m³ de reposição, por consequência das chuvas.

“Esse cenário sugere que antes das precipitações o açude contemplava 24.707.500 m³ de água acumulada. Se cruzarmos estes dados com os dados apresentados no último mês de fevereiro seria correto afirmar que teríamos consumido, aproximadamente, 1.292.500 m³ de água da Barragem, em menos de 60 dias. Ou seja, o total reposto até agora, após chover algo em torno de 250 milímetros, ainda não atingiu ao que teria sido consumido em pouco menos de dois meses”, relata publicação do L12 Sudoeste.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas