Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Café gourmet de Piatã está entre produtos vendidos durante evento em Salvador

café
O café de Piatã foi um dos destaques do ‘Armazém da Agricultura Familiar’, que ficou até o dia 2 de abril montado no Salvador Shopping | FOTO: Daniele Rodrigues/GOVBA |

O Café Gourmet Reserva, produzido em Piatã, município da Chapada Diamantina, figura entre os principais produtos que chegaram à capital baiana já com o valor agregado à produção, por conta do trabalho de desenvolvimento de marca, rótulo e embalagens, e prontos para o consumidor final, através de incentivo do Governo da Bahia. A ideia da gestão estadual foi criar o ‘Armazém da Agricultura Familiar’ e levar os produtos diferenciados de cooperativas e associações que contam com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para o Salvador Shopping.

Além do café da Chapada estão queijos, palmito, sequilhos, geleias, cachaças, doces, mel e cerveja artesanal de umbu. A dona de casa, Graça Maria Miranda, esteve no Armazém e adquiriu produtos como o Café Gourmet Reserva e o chocolate Bahia Cacau. “Esta iniciativa está de parabéns. Uma ação como essa devia ser permanente. Prezo muito por adquirir produtos que sejam melhores para minha saúde. Tive oportunidade de degustar alguns e são muito saborosos. Quero ter esse Armazém fixo aqui na cidade”, sugeriu Graça.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que a essa foi uma atividade inédita na capital. “Estamos chegando com o Armazém da Agricultura Familiar em Salvador e daqui a uns dias estaremos no Mercado do Rio Vermelho, fazendo a expansão do que já existe hoje no interior, no município de Serrinha. Também estamos instalando uma estrutura nos territórios Sertão de São Francisco, Baixo Sul e Recôncavo”, disse Dias.

Além do café da Chapada estão queijos, palmito, sequilhos, geleias, cachaças, doces, mel e cerveja artesanal de umbu | FOTO: Daniele Rodrigues/GOVBA |

O espaço serviu para os produtores divulgarem e comercializarem suas marcas para consumidor final e buscar oportunidades junto aos empresários. Segundo Dias, a ação em Salvador é uma oportunidade de mostrar para o consumidor da capital que a agricultura familiar tem alimentos saudáveis e de qualidade, com selo, rótulo, marca e embalagem. “São produtos que têm condições de ocupar as prateleiras dos supermercados e delicatessens, sobretudo, entrar nas residências dos soteropolitanos para que a gente possa, assim, com um consumo mais consciente, apoiar o desenvolvimento rural”, afirmou Wilson.

Arlete Soares é produtora de café da cidade de Piatã | FOTO: Daniele Rodrigues/GOVBA |

Novos mercados
A diretora de Agregação de Valor e Acesso aos Mercados, da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Elizabete Costa, avalia o evento como grande sucesso para a agricultura familiar da Bahia. “É uma felicidade para uma associação do interior, que produz e vende apenas no mercado local, ter a oportunidade de trazê-los para um espaço como este na capital”, afirmou.

Para a agricultora Arlete Soares, produtora do Café Reserva Gourmet, o apoio do governo é muito importante para o agricultor que não dispõe de recursos alcance grandes mercados. “Estamos iniciando o processo de comercialização dos nossos produtos e tivemos a oportunidade de participar dessa grande iniciativa. Nosso café foi muito procurado e isso é uma grande alegria para nós”, disse Arlete. O ‘Armazém da Agricultura Familiar’ ficou até o dia 2 de abril montado no Salvador Shopping. Jornal da Chapada com informações da Secom.

Confira mais imagens

1 / 6
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas