Ícone do site Jornal da Chapada

#Tecnologia: Notícias falsas serão identificadas para usuário do Google

google
O Google vai deixar qualquer organização oferecer resultados mais ricos nas buscas | FOTO: Reprodução/Correio de Gravataí |

Desde a última sexta-feira (7) o Google vai avisar ao usuário sempre que um resultado de fonte duvidosa de notícias aparecer nas buscas e para isso está convocando organizações de verificação de fatos para ajudá-lo. O sistema aplica uma etiqueta a links de artigos que tenham passado pela verificação de instituições independentes. Essas informações, no entanto, não estarão disponíveis para todos os resultados de pesquisa e, segundo o Google, duas organizações diferentes podem rotular uma mesma notícia de maneiras distintas.

Mesmo assim, a empresa diz que o sistema continua a ser útil nesses casos para que as pessoas possam entender o grau de consenso sobre o que é verdade ou puro sensacionalismo. O Google vai deixar qualquer organização oferecer resultados mais ricos nas buscas. Os rótulos de verificação de fatos foram lançados no Google News no ano passado nos EUA e no Reino Unido, mas este anúncio o expande o serviço globalmente. Jornal da Chapada com informações da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas