Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto Circo na Roça realiza cursos circenses no município de Ibicoara; saiba mais

foto
Apresentação no Circo Redondo encerrou oficina de palhaço em Ibicoara | FOTO: Divulgação/Amanda Guerra |

As oficinas circenses oferecidas pelo Projeto Circo na Roça II – Formação em Artes Circenses, do Circo Redondo, em Ibicoara, cidade da Chapada Diamantina, continuam nos próximos meses. As oficinas acontecem na comunidade rural do Campo Redondo, e são regulares e gratuitas. A de artesanato começou na última quarta-feira (5), finaliza no dia 27 de maio e é ministrada pelo professor João Hendges. Logo depois, no dia 31 de maio, começará a oficina de acrobacia aérea chamada ‘A Lira dinâmica e o Corpo Suspenso’.

Na semana passada, o projeto encerrou a ‘Oficina de Palhaço’ ministrada pelo artista Alê Casali. Após um mês de aulas diárias, a oficina foi finalizada com a apresentação de números clássicos de palhaçaria realizada gratuitamente pelos alunos no Circo Redondo. O circo desenvolve projetos socioculturais com o foco na formação em artes circenses desde 2011 e em 2017 conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), via Edital Setorial de Circo, desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Veja fotos das atividades no Circo Redondo

O projeto é gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a partir de verbas viabilizadas pelo FCBA continua. A formação é composta por oficinas que visam aprofundar o conhecimento das modalidades artísticas já trabalhadas anteriormente, na primeira edição do projeto, como palhaço, dança, música, teatro, acrobacia aérea em lira e acrobacia de solo. As aulas são ministradas para crianças, jovens e adultos, beneficiando aproximadamente 100 pessoas.

Transporte
Os alunos dos cursos que vivem em diferentes comunidades rurais da região contam com transporte gratuito oferecido através da parceria com a prefeitura municipal de Ibicoara. O projeto culminará na montagem de um espetáculo circense onde as diversas habilidades artísticas desenvolvidas nas oficinas serão apresentadas ao público. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira a programação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas