Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Trabalhadores rurais de Boa Vista do Tupim aprovam contas e debatem Reforma da Previdência

foto
Trabalhadores e trabalhadoras rurais aprovam contas e elevam os debates sobre a reforma da previdência, que seguem em tramitação no Congresso Nacional | FOTO: Jornal da Chapada |

A assembleia ordinária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, além de analisar as prestações de contas da entidade de 2016 também aprofundou na Reforma da Previdência proposta pelo atual governo federal. Na última sexta-feira (8), no auditório Alfredo Francelino Moreira, na sede da entidade, os debates analisaram, julgaram e aprovaram as contas do exercício financeiro do ano passado por unanimidade. A Assembleia, que começou (em primeira convocação) às 9h, foi comandada pela diretoria de entidade, que tem como presidente João Aparecido Teixeira da Silva, e contou com a participação massiva dos associados.

Participaram do evento ainda a secretária de finanças da entidade, Nelma da Conceição Oliveira, o assessor contábil do sindicato, Pedro de Araujo Teles, além do atual presidente do Sindicato de Iraquara, representante do Polo Sindical da Chapada Diamantina e vereador eleito do município de Iraquara, Suede de Jesus Neves Filho, a advogada do sindicato, doutora Janedir Gomes e o vereador eleito do município de Boa Vista do Tupim, Olavo Santos de Oliveira.

A reunião dos sindicalistas também ampliou os debates sobre a receita e despesa da entidade, com a explanação do contador Pedro Teles e as atividades sindicais foram apontadas pelo presidente João Aparecido Teixeira. “Nesse período, fizemos 63 reuniões em comunidades rurais, sendo 11 delas no povoado de Terra Boa, realizamos 150 novas aposentadorias, encaminhamos 118 pedidos de salários maternidade, 42 auxílios doença e nove pensões por morte”, informa o presidente do Sindicato.

Além disso, a entidade adquiriu uma casa onde será construído um auditório maior e uma garagem para o carro oficial. A direção aponta que o sindicato cresce a cada dia, tornado o já existente auditório pequeno para acomodar todos os associados. “Vale lembrar que só nesse período filiamos mais 144 novos sócios e emprestamos o nosso auditório para outros eventos 28 vezes”, ressalta João Aparecido.

O presidente do Sindicato, João Aparecido Teixeira da Silva, durante assembleia | FOTO: Jornal da Chapada |

Debate sobre a Reforma da Previdência
Depois da leitura, explanação e aprovação das contas do exercício financeiro do ano de 2016, a palavra foi franqueada e o foco de todos os discursos foi a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287/2016), que trata da Reforma de Previdência. O presidente João Aparecido falou com a preocupação de todo líder sindical e focou nos projetos do governo federal, que tramitam no Congresso Nacional e que retiram direitos dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar. “Esse projeto parece uma vingança contra o povo nordestino, já que há uma discrepância muito grande entre a expectativa de vida do trabalhador daqui com o do Sul e do Sudeste”, declara a advogada do Sindicato, doutora Janedir Gomes.

Já o representante do Polo Sindical da Chapada Diamantina e vereador de Iraquara, Suede Filho, falou da importância da representatividade sindical informando que naquele momento um grupo de trabalhadores rurais faziam protesto em frente à casa do relator da PEC, o deputado Arthur Maia (PPS), em Bom Jesus da Lapa. “O que eles chamam de ‘Ponte Para o Futuro’, não passa de mais um retrocesso de 20 anos, já que sacrifica, principalmente, o trabalhador rural do Nordeste Brasileiro. E precisamos nos unir para resistir a este absurdo e vamos fazer isso, indo para às ruas na greve geral que acontece no dia 28 de abril”.

O debate sobre a Reforma da Previdência foi puxado pelo presidente do Polo Sindical da Chapada Diamantina, Suede Filho | FOTO: Jornal da Chapada |

O representante do Polo Sindical da Chapada Diamantina com sede em Seabra, falou também da importância do aumento de representantes sindicais na política municipal, informando que de 24 sindicatos existentes na Chapada Diamantina, só foram eleitos no último pleito municipal, 10 vereadores, entre eles, ele próprio por Iraquara e Olavo Santos Oliveira, por Boa Vista do Tupim. Suede concluiu sua fala convidando todos para a inauguração da sede do Polo Sindical da Chapada Diamantina, que acontece no próximo dia 29 de abril.

Já o vereador Olavo Santos Oliveira, eleito pelo PCdoB e com apoio do sindicato na última eleição em Boa Vista do Tupim, parabenizou o presidente do Sindicato João Aparecido pelo trabalho administrativo que tem feito nesta instituição. “Se todo gestor público trabalhasse com a honestidade e transparência dessa diretoria, o Brasil seria outro”. Vale salientar que o trabalho do sindicato foi reverenciado também por Emanuel Silva de Jesus, que é o presidente da Associação Comunitária Nova Geração dos Pequenos Produtores Rurais da região de Cabo do Machado, apoiado por todos os presentes.

Jornal da Chapada

1 / 6
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas