Ícone do site Jornal da Chapada

Dicas para alérgicos aproveitarem a ceia da Semana Santa; saiba como fazer um vatapá de abóbora

foto
A professora do curso de gastronomia do Centro Universitário Estácio da Bahia ensina uma receita de vatapá de abóbora para pessoas com restrições alimentares | FOTO: Reprodução |

Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) apontam que 8% das crianças e 2% dos adultos brasileiros sofrem de algum tipo de alergia alimentar. Os alimentos que mais causam reações adversas no organismo são leite de vaca, clara de ovo, trigo, soja e frutos do mar. A professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio, Joseni Lima, dá algumas dicas para quem possui alergia e não quer deixar de comer as delícias da ceia da Semana Santa.

Para as pessoas que não comem camarão, Joseni Lima afirma que é importante garantir a presença de temperos e condimentos como: cebola, coentro e, especialmente, o gengibre nas receitas baianas de moqueca, caruru e vatapá. “Esses elementos são realmente importantes para garantir o gosto marcante dessas receitas e para que elas não percam sabor devido à ausência do camarão”, diz.

A professora também sugere incluir bacalhau no preparo dos alimentos como forma de substituir o crustáceo “Uma alternativa para quem quer marcar bem no sabor é a substituição do camarão por bacalhau. As preparações ficam com apresentação convencional tanto na cor quanto no sabor”, completa Joseni.

Além da alergia a frutos do mar, tem aqueles que possuem intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Neste caso, a mudança deve ser feita na tradicional receita do vatapá que leva pão ou farinha de trigo. A professora sugere como substitutos a fruta-pão, que possui um elevado teor de amido, ou abóbora assada. “Mesmo sem os ingredientes tradicionais, o vatapá fica delicioso e quem optar pela abóbora não precisa colocar o azeite de dendê ou usar uma quantidade mínima apenas para aromatizar”, recomenda Joseni.

Receita de vatapá de abóbora
Ingredientes
2 kg de pedaços de abóbora
1 maço pequeno de coentro
1 cebola grande
½ xícara de leite de coco fresco
200g de castanha de caju triturada
Azeite de oliva
Gengibre ralado
1 colher de sopa de azeite de dendê

Modo de preparo
Lave e descasque a abóbora. Asse a abóbora com a cebola em pedaços e ramos de coentro. Triture a cebola e o coentro no liquidificador com parte da abóbora. Adicione o azeite de oliva e retorne ao fogo. Com auxilio de colher plástica ou fouet mexa o creme e desmanche o restante da abóbora. Adicione a castanha triturada, o leite de coco e o gengibre ralado. Finalize com o dendê e mais azeite de oliva. Sirva quente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas