CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Especialista em nutrição alerta para os cuidados com uso de dieta detox

sucos
A dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas | FOTO: Reprodução |

A detox é uma alternativa para aqueles que exageram e descuidam da alimentação durante as festas. É um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas. Trata-se de uma dieta do tipo vegana e o seu grande diferencial é o consumo de sucos à base de folhas ou frutas, com efeitos antioxidantes, com o objetivo de desintoxicar o corpo dos excessos alimentares como pratos gordurosos, fast food e bebidas alcoólicas. Muito utilizada por quem deseja perder peso rapidamente, a dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas. No entanto, ela traz alguns riscos à saúde e por isso requer cuidados e acompanhamento de um profissional especializado.

A nutricionista e professora do curso de Gastronomia da do Centro Universitário Estácio da Bahia Estácio Joseni Lima alerta que a dieta detox é muito pobre em proteínas e não deve ser adotada por crianças, adolescentes, gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com debilidades físicas, carências nutricionais ou baixa imunidade. De acordo com Joseni, não adianta se alimentar mal com frequência e depois desejar que o organismo fique completamente novo após uma dieta desintoxicante “A perda de peso é rápida devido à ingestão reduzida de calorias. Como essa é uma dieta muito restritiva, eu recomendo o acompanhamento de um nutricionista. O tempo de duração da dieta detox depende do rigor do regime adotado. Se for estritamente líquida, deverá ser feira somente por um período de 24 horas”, alerta Joseni.

“Algumas pessoas optam por substituir a refeição por sucos, o que não é saudável e traz prejuízos ao organismo”, diz. Na dieta detox não deve haver consumo de carnes, alimentos industrializados muito processados, embutidos e queijos. “Ela pode ser feita após as festas, mas é bom lembrar que nosso corpo não pode ficar no vaivém, sendo castigado com excessos de forma constante. A ingestão de alimentos saudáveis deve fazer parte da rotina de quem deseja ter saúde”, complementa. A professora da Estácio recomenda o consumo frequente de frutas, hortaliças, grãos integrais, brotos, ervas frescas e raízes, suplementadas com sucos ou sumos de hortaliças e vegetais. “Quem adota esse tipo de alimento no dia a dia obtém os benefícios da dieta detox por um período prolongado”, diz.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas