Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Sessão desta terça do Cineclube Fruto do Mato leva samba e cinema para Lençóis

O velório será acompanhado apenas pela família por causa de medida contra o coronavírus | FOTO: Divulgação |

samba
Documentário acompanha o cotidiano do sambista ‘Riachão’, suas relações com a cidade e a cena cultural de Salvador | FOTO: Reprodução/Secom |

Uma homenagem ao samba da Bahia sob o olhar de um dos seus maiores representantes: Clementino Rodrigues, mais conhecido como ‘Riachão’. Um personagem da cena boêmia soteropolitana e autor de canções consagradas como ‘Cada Macaco no Seu Galho’ e ‘Vá Morar com o Diabo’. Assim é possível definir o documentário ‘Samba Riachão’, do diretor baiano Jorge Alfredo, que será exibido na próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato, nesta terça-feira (18), na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina.

O filme, que é a estreia de Alfredo no cinema, traz depoimentos de importantes artistas da Bahia, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Dorival Caymmi e Carlinhos Brown. O documentário acompanha o cotidiano do sambista, suas relações com a cidade e a cena cultural de Salvador. “Riachão é uma espécie de cronista musical que transita entre a tradição e a modernidade da capital baiana. Ele viu a Salvador antiga e é testemunha de todas as transformações tecnológicas e musicais. É um filme necessário para compreender a musicalidade baiana e a versatilidade da cultura produzida na Bahia”, afirma o cineasta e curador do cineclube, Juca Badaró.

As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural. O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas