Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Doria lidera ranking de influenciadores políticos; Bolsonaro é segundo, ACM Neto e Lula na lista

foto5
O prefeito de São Paulo no topo da lista e o de Salvador foi o único político baiano que apareceu no ranking | FOTO: Montagem do JC |

O jornal Gazeta do Povo divulgou um ranking de influenciadores políticos com base nas redes sociais e tem como objetivo elencar quais são os políticos que estão influenciando o debate político no país. O ranking traz quem têm mais seguidores e mais engajamento no Facebook, além de dados específicos sobre outras redes sociais. Os dados foram coletados entre os dias 13 a 19 de abril. O primeiro lugar foi do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP). Doria aparece com engajamento total de 810.998 e com 2.446.347 de seguidores no Facebook e 367.603 no Twitter.

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é o segundo político com maior engajamento, apresentando 532.876 de engajamento total, seguido do deputado Pastor Feliciano (PSC-SP) que totalizou engajamento de 438.920. O jurista Deltan Dallagnol, que ganhou notoriedade por integrar a força-tarefa da Operação Lava Jato se posicionou em quinto lugar no ranking nacional, apresentando 289.187 de engajamento total.

O ex-presidente Lula ficou em sétimo lugar, com 248.411 de engajamento total, além de 2.840.179 seguidores no Facebook. Já a ex-presidente Dilma Rousseff ficou posicionada em 15º lugar, com 95.203 de engajamento total e 3.134.543 seguidores no Facebook. O presidente da República, Michel Temer, ficou posicionado em 27º lugar, com 21.012 de engajamento total e 569.954 seguidores no Facebook. O ranking elencou os 50 políticos com maiores engajamentos do país. Além do prefeito ACM Neto, nenhum outro político baiano apareceu na lista.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA), aparece como 29º, totalizando um engajamento de 17.054 durante o período, sendo 1.421 comentários, 730 compartilhamentos e 14.903 “reações” totais. Do total de reações, 94,3% eram curtidas, 4,8% foram reações “amei” e 0,2% de reações “grr”. A média de interações por postagem foi de 2.436. O engajamento total desde janeiro também foi colhido pelo jornal, que observou que o prefeito obteve um pico de engajamento em fevereiro. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas