Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina pode registrar chuvas fracas em áreas isoladas no início desta semana

chuva
As menores temperaturas continuam sendo esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina. Na imagem, chuva em Barra da Estiva nesta segunda-feira (24) | FOTO: Reprodução/Leitor do JC |

Ao longo dessa semana as chuvas previstas deverão se concentrar apenas em “algumas regiões do Estado, ainda decorrentes de instabilidades causadas pela atuação de uma frente fria que, mesmo sobre o Oceano Atlântico, continua intensificando o fluxo de umidade vinda do mar”. Dessa forma, são nas regiões Sul e Sudoeste onde há previsão de céu encoberto e chuvoso na maior parte desse período, sendo que, nas localidades mais próximas ao litoral, não se descarta a possibilidade de acúmulos significativos de chuvas. Já no Recôncavo baiano e Chapada Diamantina, também há chances de chuvas, porém de fraca intensidade e em áreas isoladas.

Por outro lado, o Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste ainda permanecerão sob a atuação da massa de ar quente e seco, o que manterá o céu parcialmente nublado a claro e com pouca possibilidade de chuvas. A permanência dessa massa de ar nessas regiões também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas, com máximas podendo chegar aos 36°C no São Francisco. Para as áreas onde há previsão de chuvas, essas máximas não deverão ultrapassar 33°C. Já as menores temperaturas do Estado continuam esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 16°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, ainda são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que mantém o céu parcialmente nublado com chances de chuvas fracas. As temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 23°C e máximas de 31°C. O início do outono apresenta características semelhantes a do verão, ou seja, com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas, além do aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). As informações são do Inema.

Confira o vídeo de Alan Carvalho da chuva em Ibicoara

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas