Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Audiência pública apresenta projeto de fábrica de cimento em Lajedinho nesta sexta

cimento
O empreendimento deve gerar emprego e renda para a região, mas há resistência de ambientalistas que apontam para as mudanças irreversíveis na paisagem local | FOTO: Meramente Ilustrativa |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vai coordenar, nesta sexta-feira (28), às 9h, uma audiência pública para apresentar à população o estudo ambiental referente ao ‘Projeto Lajedinho’, para a implantação de uma grande fábrica de cimento no município da Chapada Diamantina. A atividade acontece no Ginásio Poliesportivo Cidadania, bairro Francisco Soares, em Lajedinho, e contará ainda com a presença de representantes da empresa CPX Baiana, responsável pelo empreendimento.

Em contato com o Jornal da Chapada, a assessoria da empresa disse que a ideia do encontro é aprofundar os debates a cerca do estudo ambiental realizado pelo Inema. Também será colocado em pauta a extração do calcário para a fabricação de cimento em responsabilidade da mineradora. A previsão é que a cidade chapadeira receba nos próximos anos uma das mais modernas fábricas de cimento do Brasil. O empreendimento conta com as mais sustentáveis tecnologias disponíveis no mundo, hoje utilizadas pelas novas fábricas na Europa e Estados Unidos.

Conforme a CPX Baiana, essas novas fábricas garantem a preservação do meio ambiente e geram produtos de alta qualidade que abastecerão as lojas de materiais de construção da Bahia e outros estados do Nordeste. Muitos ambientalistas têm se manifestado contra a instalação da fábrica, que ainda não tem data para acontecer. A audiência é um momento importante para dirimir as dúvidas sobre o empreendimento.

Jornal da Chapada

Saiba mais sobre a fábrica de cimento
Chapada: Lajedinho pode ter uma das mais modernas fábricas de cimento do país
Chapada: Projeto de instalação de fábrica de cimento em Lajedinho será discutido em audiência; saiba mais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas