Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto do Ifba realiza palestras sobre mineração em escolas de Jacobina

ascom
O coordenador do projeto, Jonei Marques, diz que sem mineração não existiriam tintas, lâmpadas ou as cores presentes nas roupas | FOTO: Divulgação/Ascom |

A equipe do projeto de extensão “Divulgação científica e Mineração” do Instituto Federal da Bahia (Ifba) realizou no último dia 19 de abril, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Jacobina, a palestra “Mineração, para que te quero?”. O objetivo da iniciativa, que foi realizada em mais sete escolas da região, foi mostrar a relevância da mineração para sociedade.

De acordo com o coordenador do projeto, Jonei Marques, sem mineração não existiriam tintas, lâmpadas ou as cores presentes nas roupas. “A sociedade depende em todas as suas instâncias das atividades de extração mineral, entretanto o senso comum não entende que tal atividade é imprescindível para formação da sociedade como a conhecemos. A mineração só entra em debate quando há problemas ambientais ou acidentes”, explica Jonei.

Sobre o potencial de Jacobina na área de mineração, Jonei destaca que a cidade está numa região que é classificada como a maior com diversidade mineral do Brasil. Ele conta cerca de 18 minérios presentes em um raio de 100km, a exemplo de ouro, cromo e quartzo.

“Só na avenida onde está o Ifba tem quatro empresas de beneficiamento de rochas ornamentais”, comenta. Além das palestras, a equipe do projeto também construiu um blog sobre o curso de mineração e as atividades do projeto, além de um sistema de armazenamento online com conteúdos didáticos para professores. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas