Ícone do site Jornal da Chapada

Lençóis: Filme gravado em Andaraí é a próxima atração do Cineclube Fruto do Mato

cine
A população de Lençóis e os turistas que visitam a região têm a oportunidade de conhecer obras de cineastas consagrados do cinema baiano | FOTO: Divulgação/Cine Fruto do Mato |

A difícil vida no garimpo das Lavras Diamantinas é o tema central de ‘Cascalho’, longa-metragem que será exibido na próxima terça-feira (2), no Cineclube Fruto do Mato, em Lençóis, cidade da Chapada Diamantina. O filme, do diretor baiano Tuna Espinheira, foi gravado na cidade de Andaraí e conta a história de garimpeiros, negociadores e coronéis que dominavam esta região da Bahia no início do século passado.

‘Cascalho’, baseado no romance homônimo de Herberto Sales, foi rodado em 2005, mas só foi lançado no circuito comercial quase cinco anos depois por conta de recursos financeiros. As injustiças sociais e a exploração dos garimpeiros pelos grandes latifundiários são mostradas no filme de forma realista e cruel, escolha estética de um diretor acostumado aos registros documentais.

O cineasta Tuna Espinheira dedicou mais de 40 anos de sua vida ao cinema brasileiro | FOTO: Reprodução/Blog do Dimas |

Para o cineasta e curador do Cineclube Fruto do Mato, Juca Badaró, o diretor Tuna Espinheira traz nesta obra de ficção toda a experiência que ele adquiriu com os personagens da vida real nos seus documentários. “Tudo no filme foi feito com muito cuidado e preocupação em reproduzir fielmente a vida daqueles garimpeiros que viveram nesta região nos anos 1930. Desde figurino, direção de arte e até os diálogos passaram pelo crivo de um historiador”, afirmou Badaró.

O cineasta Tuna Espinheira, que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao cinema brasileiro, morreu em 2015, aos 71 anos, em decorrência de um câncer. O diretor deixou dois filmes inacabados, entre eles um documentário sobre o educador Anísio Teixeira. As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano e apresenta os mais importantes e premiados filmes realizados na Bahia.

A população de Lençóis e os turistas que visitam a região têm a oportunidade de conhecer obras de cineastas consagrados do cinema baiano, como Glauber Rocha e Edgar Navarro, e também dos novos diretores que fazem parte do cinema contemporâneo da Bahia.

O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Chamada do vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas