Ícone do site Jornal da Chapada

Everaldo Anunciação e Fernanda Silva podem se unir contra Waldenor Pereira pela estadual

everaldo
O atual presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação | FOTO: Reprodução |

O presidente do Partido os Trabalhadores (PT) na Bahia, Everaldo Anunciação, da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), pode se unir à candidata Fernanda Silva, ex-prefeita de Uruçuca, da chapa Optei. O outro postulante é o deputado federal Waldenor Pereira, da chapa Muda PT. Ele saiu vitorioso em número de delegados eleitos no PED (processo de eleição direta) municipal que aconteceu em toda a Bahia no dia 9 de abril último, quando foram eleitos os presidentes municipais da legenda. Os 310 delegados habilitados escolherão a nova diretoria do PT baiano no congresso estadual do partido, que acontece da próxima sexta-feira (5) a domingo (7) na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Já tivemos até uma conversa com o governador Rui Costa neste sentido, e ficou acertado que vamos fazer um debate amplo no decorrer desta semana. Vamos fazer uma reflexão. Existe um entendimento entre a nossa chapa e a de Valmir Assunção [deputado federal e líder do movimento Optei], de nós fazermos a maioria da direção do PT na Bahia e também a presidência. Então, em tese, há uma predefinição, porque a chapa Muda PT teve 41% dos delegados nas eleições municipais. A candidata da Optei, Fernanda Silva, teve 27%, e nós (CNB) tivemos 29%. Juntos, nós somamos em torno de 56%. Vamos discutir uma aliança entre nós (CNB e Optei) para chegarmos a essa maioria de 56%. O nome a gente disputa conjuntamente, nossa turma com a turma de Valmir. Pode ser Fernanda ou eu”, disse Everaldo Anunciação à Tribuna.

O presidente do PT baiano também comentou o resultado da disputa pelo comando da sigla em Salvador, na qual saiu eleito, em segundo turno, o ex-vereador Gilmar Santiago, no domingo (30). Ele derrotou a candidata Danielle Ferreira. Embora contido, Everaldo deixou claro que o resultado não foi o esperado. “Vejo em Gilmar as características e a capacidade necessárias para dirigir o PT em Salvador. Mas nós, da CNB, estávamos apoiando a candidata Danielle Ferreira. Pela perspectiva de renovação, mas, sobretudo, por uma concepção de estratégia de uma nova política para a capital.

Nós da CNB avaliamos que o pessoal do Muda PT está com uma concepção equivocada para a política local. Fizemos uma chapa junto com a Optei em Salvador. Nós temos seis membros na executiva. Queremos um olhar mais aberto para a política do PT na capital, para ter a capacidade de ganhar a militância, de fazer uma reestruturação nas zonais e estabelecer uma relação mais intensa com os partidos da base aliada (do governador Rui Costa)”. As informações foram extraídas na íntegra do jornal Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas