Já são cinco meses sem ataques a instituições financeiras ou a carros-fortes nas 41 cidades que compõe a área de atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada). Em contato com o Jornal da Chapada, no último sábado (14), o major Ricardo Passos, comandante da Cipe na região, disse que desde a implementação, em maio de 2016, “os índices de criminalidade contra bancos, sejam agências, terminais de autoatendimento ou de veículos de transporte de valores, reduziram drasticamente”.
Passos aponta que a Cipe-Chapada chegou a zerar ações desse tipo nos últimos 150 dias. “Ao longo dos 12 meses de atuação da Cipe, nos últimos cinco meses, a unidade conseguiu zerar este tipo de crime. Fruto dos incessantes patrulhamentos especializados, realizados 24 horas, sempre com grande número de abordagens preventivas e uma repressão forte, quando necessário, em todos os 41 municípios da Chapada Diamantina e Médio São Francisco, sob sua responsabilidade”, salienta o major em nota.
Ainda conforme Ricardo Passos, as estatísticas mostram o resultado eficaz dos agentes policiais na repressão e atuação contra crimes como tráfico de drogas, armas e assaltos a bancos. “[As estatísticas são] provas inequívocas e irrefutáveis, da assertiva do mando institucional, na criação da Cipe-Chapada, para apoiar o Policiamento Convencional da região. Aos cidadãos da região fica o compromisso de permanecer cumprindo nosso dever constitucional de preservação da paz social até com o risco da própria vida”, finaliza.
Jornal da Chapada
Mapa de atuação da Cipe-Chapada