Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Entenda o que pode acontecer com o presidente Temer após abertura de inquérito no STF

temer
Caso seja confirmada a culpa, Temer é afastado definitivamente, perde seus direitos políticos e pode até ser preso, se a pena pelo crime for a de prisão | FOTO: Reprodução |

O presidente Michel Temer será investigado após a abertura de inquérito realizada na última quinta-feira (18) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato. O pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) aconteceu após a delação de executivos do Grupo JBS, em que o presidente teve o nome citado. Com a decisão de Fachin, Temer passa formalmente à condição de investigado na Operação Lava Jato.

Após a abertura de inquérito, Temer será investigado. Nesta fase, são colhidos depoimentos e provas pela PGR. Se as investigações coletarem elementos suficientes de provas, Temer pode ser alvo de uma denúncia, que é encaminhada pela Procuradoria ao Supremo, mas, como se trata do presidente, a abertura de processo precisa ser autorizada pela Câmara dos Deputados, onde a continuidade da ação precisa ser aprovada por dois terços dos deputados. Caso aprovada, o presidente pode ser julgado pelo Supremo.

O STF decide, então, se aceita ou não a denúncia. Se sim, começa a fase de processo penal e Temer é afastado do cargo por 180 dias. Nessa fase, são ouvidas testemunhas, apresentadas provas e também ouvido o depoimento do agora réu. Não havendo julgamento em 180 dias, cessa o afastamento provisório do presidente.

Caso seja confirmada a culpa, Temer é afastado definitivamente, perde seus direitos políticos e pode até ser preso, se a pena pelo crime for a de prisão. Segundo a Constituição, assume interinamente o presidente da Câmara, que deve convocar eleições indiretas, a serem feitas pelo Congresso, em 30 dias.

Mais informações
Há, ao menos, quatro possibilidades do presidente Michel Temer perder o cargo: ele renunciar, ser cassado pelo processo da chapa Dilma-Temer, por processo de impeachment ou pela denúncia feita pela PGR caso entenda que houve crime no mandato.

Em qualquer uma das alternativas, o entendimento que prevalece entre os juristas, com base no artigo 81 da Constituição, é de que haveria eleições indiretas. Segundo esse artigo, “ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei”. Jornal da Chapada com informações de G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas