Ícone do site Jornal da Chapada

Artista plástico realiza projeto na sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina; veja fotos

foto
Dmitri de Igatu diz que o trabalho na sede do PNCD foi uma ideia dele para pintar na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Dmitri de Igatu |

O artista plástico e fotógrafo Dmitri de Igatu está realizando um novo trabalho visual na sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), em Palmeiras. No projeto, estão planejadas cinco pinturas no muro da instituição, nesta terça-feira (30) ele está finalizando o segundo tema. Ele deve ampliar o trabalho em diferentes municípios da Chapada. “Tenho interesse em pintar novos murais em Lençóis, Andaraí, Mucugê e Rio de Contas”, contou o artista ao Jornal da Chapada.

Dmitri é autodidata, começou a pintar telas e camisetas em 2002 e seis anos depois fez uma exposição no Rio de Janeiro, só com temas da Chapada. A exposição acabou acontecendo também em Curitiba e São Paulo. Em 2009 iniciou as pinturas de murais nas ruas. “Comecei pelo complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, fiz trabalhos também em Santa Tereza e Rocinha”, disse.

Confira mais imagens do projeto na sede do PNCD

1 / 8

Segundo o artista, esse trabalho na sede do PNCD foi uma ideia dele para pintar na Chapada. “Achei interessante passar isso para algumas prefeituras e pelo ICMBio, já que a maior parte de meu trabalho são paisagens, e animais do Parque Nacional”, afirmou Dmitri. Ele quer fazer esse trabalho de Itaberaba a Seabra, de Jacobina a Morro do Chapéu, mas o início será focado apenas nas cidades em torno do PNCD.

As maiores dificuldades no trabalho artístico, segundo, Dmitri é a falta de valorização do trabalho e de espaços para expor. “Nos poucos que tem há uma dificuldade enorme para pauta”, afirmou. No caso dos murais nas ruas ele consegue atingir mais o público por se tratar de um espaço público. “É uma galeria a céu aberto”, concluiu.

Jornal da Chapada

No blog de Dmitri de Igatu é possível conferir imagens de suas intervenções urbanashttp://dmitrideigatu.blogspot.com.br/p/murais.html

Confira mais trabalhos fotográficos do artista – https://www.flickr.com/photos/dmitri_de_igatu/albums

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas