Chapada: Exposição com tema sobre a Serra do Sincorá acontece em julho na cidade de Lençóis

Postado em maio 11 2018 - 6:26pm por Jornal da Chapada

O artista Dmitri de Igatu tem muita afinidade com o local retratado em pinturas de paisagens, com cachoeiras, vales, morros e toda exuberância da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Dmitri de Igatu |

A exposição ‘Veredas do Sincorá’, que acontece entre os dias 13 a 28 de julho, no prédio do patrimônio (Iphan), na rua da Baderna, em Lençóis, na Chapada Diamantina, levará as belezas da Serra do Sincorá para os amantes das artes. Segundo o artista Dmitri de Igatu, a decisão do local para a exposição foi fácil, uma vez que a cidade de Lençóis é a “capital do turismo na Chapada”. O artista tem muita afinidade com o local retratado em pinturas de paisagens, com cachoeiras, vales, morros e toda exuberância da Chapada.

“Moro e caminho por ela há anos e pra mim é um dos lugares mais incríveis do mundo”, afirmou. Ele trabalhou com arte de rua na primeira ida ao Rio de Janeiro e pintou a Chapada nas maiores favelas da cidade, como o Complexo do Alemão e Rocinha. A técnica escolhida para essa exposição foi a pintura a óleo, uma técnica utilizada há séculos pelos maiores mestres da pintura.

Conforme contou ao Jornal da Chapada, Dmitri gostaria de percorrer outros municípios com a exposição, mas a falta de espaços culturais é uma dificuldade para ele. “Mas gostaria de atingir todas as cidades do Parque Nacional e cidades como Seabra e Itaberaba”, disse. Hoje ele tem como fonte de renda principal a atuação como guia na Chapada Diamantina, além de trilhas pelo Monte Roraima, Patagônia, Lençóis Maranhenses e outros locais da América do Sul.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ele começou a pensar nessa exposição como uma volta à pintura. Há alguns anos sem pintar, e estava com telas, pincéis e cavaletes empoeirados, Dmitri precisou ficar mais em casa por conta da gestação da esposa e retornou à atividade. “Entre uma tela e outra pensei na exposição pra me dar um gás a mais e conseguir o espaço que queria na data que precisava”, pontuou.

A última exposição do artista foi coletiva e aconteceu no Salão de Arte da Bahia, também em Lençóis. “Participei em 2011 do Salão de Porto Seguro também, além de ganhar uma ajuda de custo do Governo, o salão ainda premia os principais trabalhos”, disse Dmitri. Ele teve ainda obras expostas no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, todas em 2008. Para conhecer mais da arte de Dmitri de Igatu basta acessar o blog www.dmitrideigatu.blogspot.com.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.