Ícone do site Jornal da Chapada

Rio de Contas: Sistema que regulariza abastecimento de água em Marcolino Moura será entregue

rio de contas
Participam da atividade o governador Rui Costa e o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto | FOTO: Divulgação/Sihs |

Com investimentos de quase R$ 2 milhões (R$ 1.991.546,00), uma população de 4.596 habitantes da localidade de Marcolino Moura, do município de Rio Contas, na Chapada Diamantina, atendida por carros-pipa em decorrência do período de estiagem, terá uma nova realidade. É que o governo baiano, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), entrega nesta quinta-feira (1) a ampliação do sistema de abastecimento de água, somado à implantação da adutora de água tratada de Rio de Contas para a integração ao distrito. Participam da atividade o governador Rui Costa e o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.

“A espera por carros pipas e o sacrifício de carregar baldes para ter acesso à água de milhares de famílias acabará”, diz o secretário. Peixoto explica que a obra, além de regularizar o abastecimento de Marcolino Moura, ampliará a oferta de água na sede municipal na alta estação em função do fluxo turístico e captação direta na Barragem de Luis Vieira evitando perdas por d’água por infiltração.

“O sistema da cidade hoje é abastecido a partir de dois mananciais. O principal, Rio Brumado, com ponto de tomada a jusante do Açude Luís Vieira e o Rio Guduri. Contudo, na época do carnaval, por exemplo, onde ocorre o aumento considerável de usuários do sistema, por conta do fluxo de visitantes, existia dificuldades para manter o abastecimento regular”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas