Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir diz que Rui avança para a Bahia ter mais políticas públicas para os povos indígenas

valmir
A demarcação de terras, que é um dos meios para se evitar conflitos no campo, diz o deputado baiano | FOTO: Montagem do JC/Pedro Moraes |

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse, nesta sexta-feira (2), que o governador Rui Costa segue avançando para a construção de novas políticas públicas para os povos indígenas da Bahia. Para Assunção, o fato de Rui ter recebido membros do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba), na quinta-feira (1), “significa que o Estado analisa os projetos apresentados por caciques, lideranças sociais, e representantes de ONGs com o mesmo afinco que outros em andamento na atual gestão”. O encontro dos indígenas com Rui contou também com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins.

Na pauta, estavam assuntos importantes de infraestrutura, como reformas e ampliações de escolas das aldeias, além da demarcação de terras e projetos produtivos. “Acredito que esse seja o melhor caminho para manter uma relação entre os povos indígenas e o governo da Bahia. Em todos os aspectos, principalmente em relação à demarcação de terras, que é um dos meios para se evitar conflitos no campo, o que tem ceifado a vida de muitos companheiros que lutam por terra neste país”, salienta Assunção. O governo baiano deve expor as reivindicações dos líderes indígenas para toda a gestão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas