Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ricardo Mascarenhas defende consórcios públicos em seminário na capital

capa
O prefeito de Itaberaba destaca que a experiência dos consórcios já se demonstrou positiva e que diante do cenário de recessão, os consórcios são os instrumentos para planejamento e desenvolvimento dos municípios | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PSB), participou dos trabalhos do Seminário sobre Consórcios Públicos e Gestão Associada, realizado pela Frente Parlamentar de Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia) e a União de Municípios da Bahia (UPB), no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, na última segunda-feira (12). O evento teve como objetivo discutir o aperfeiçoamento das ações de fortalecimento de políticas públicas para os municípios da Bahia, principalmente pautadas no associativismo.

Ricardo Mascarenhas representou o presidente da UPB, Eures Ribeiro e em sua explanação destacou a importância dos gestores públicos como agentes de sustentação do consórcio para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para o desenvolvimento do Estado. A mesa de trabalho contou também com o governador Rui Costa (PT), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, o deputado Federal Afonso Florence (PT), presidente da Frente Parlamentar de Consórcios Públicos, e o especialista em consórcios públicos, Wladimir Ribeiro.

O governador Rui Costa ratificou que o evento teve o objetivo “de aumentar o envolvimento dos gestores municipais e dos técnicos com a política dos consórcios” | FOTO: Divulgação |

Em sua fala, Ricardo destacou que a experiência dos consórcios já se demonstrou positiva e afirmou que, diante do cenário de recessão, os consórcios são os instrumentos para a realização do planejamento e desenvolvimento dos municípios de forma coordenada e sustentável, unindo as forças dos municípios para dar maior eficiência a gestão pública e economia de gastos para as administrações. Em entrevista ao Jornal da Chapada, Mascarenhas disse que acredita no papel de destaque que Itaberaba teve.

“Esse é o nosso lugar. Vamos aumentar o nível do debate, que assim eliminamos os que fazem má política”, contou o prefeito. O gestor municipal que disse que “o estado está de parabéns pela iniciativa e se revelou um incentivador da formação dos consórcios interfederativos. Especialmente na área de Saúde, pois o estado vê neles uma forma da qualificação da oferta de serviços, especialmente na região da Chapada Diamantina”.

O governador Rui Costa ratificou que o evento teve o objetivo “de aumentar o envolvimento dos gestores municipais e dos técnicos com a política dos consórcios. A prioridade para o governo é fazer [obras] de forma mais rápida, mais eficiente, com a qualidade maior e, o melhor de tudo, com o menor preço. O consórcio é uma ferramenta moderna, capaz, e nós queremos aumentar a capacitação em todo o estado da Bahia”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas