Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana prolongado na Chapada Diamantina com frio durante a noite e início da manhã

clima
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste são esperadas as menores temperaturas do Estado, onde as mínimas poderão chegar aos 15°C | FOTO: Reprodução/Cachoeira do Buracão/Facebook |

Para os próximos dias, que inclui o feriado de Corpus Christi e o final de semana, o tempo na Bahia deverá ter poucas mudanças, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente e seco continua influenciando o tempo, mantendo, assim, o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do Estado. Além de deixar o tempo seco, a permanência desse sistema também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas em algumas áreas, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão chegar aos 36°C.

Além da vegetação ressecada, outro reflexo desse tempo quente e seco é o aumento dos riscos de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes nessas regiões do Estado. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo, principalmente durante esse período de festas juninas, quando se solta fogos e balões, o que poderá dar origem a uma grande queimada.

Nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar deve atuar com menos intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico ainda poderão contribuir para formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas. Ainda assim, nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Nordeste, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas mais intensas.

Morro do Chapéu, Lençóis, Piatã e Mucugê devem ter mínimas variando entre 18 e 15ºC | FOTO: Reprodução/Inema |

Com essa previsão de chuvas nessas áreas, além da aproximação do inverno, as temperaturas serão mais amenas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 29°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 33°C (na região Nordeste). Também são nessas regiões onde se esperam as menores temperaturas do Estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 15°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas, as temperaturas se manterão sem mudanças significativas, ou seja, com mínimas de 21°C e máximas de 32°C. Entre a quinta-feira (15) e o domingo (18), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 7h e às 11h e entre às 19h e às 23h, com valores variando de 1,6 a 2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre à 1h e às 5h e entre às 13 e às 17, com valores variando de 0,5 a 1,0 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta
Na segunda metade do outono, as características da estação se assemelham às características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também nesse período, há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Ainda assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre quinta-feira (15) e o domingo (18), quando deverão variar de 6 a 8 em todo o Estado, números considerados altos de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas