Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fogo em turfa é controlado por brigadistas em Iraquara; monitoramento segue na região

Focos de incêndio são recorrentes na região chapadeira sempre neste período do ano | FOTO: Arquivo/Anjos da Chapada |

fogo
A comunidade de Parnaíba reclamava da fumaça de um brejo que já queimava há cerca de 30 dias, incomodando muito a população | FOTO: Divulgação/Anjos da Chapada |

Após três dias de combate, voluntários da brigada Anjos da Chapada conseguiram conter fogo em turfa na região de Parnaíba, distrito de Iraquara, na Chapada Diamantina, na última quarta-feira (14). De acordo com o brigadista Cesar Maciel, agora a fase é de monitoramento, já que o local é de turfa e o fogo pode surgir novamente. Uma equipe da brigada, que fica em Seabra, foi acionada e fez uma verificação na comunidade que reclamava da fumaça de um brejo que já queimava há cerca de 30 dias, incomodando muito a população.

Brigadista informa que animais foram resgatados durante o combate | FOTO: Divulgação/Anjos da Chapada |

“Nós fomos acionados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na pessoa do secretário Fernando, que nos deu um apoio excelente, disponibilizou uma logística eficaz, inclusive com alimentação e combustível, não tiramos nada do próprio bolso desta vez”. Conforme Maciel, o titular da pasta em Iraquara acompanhou o trabalho de perto, caminhou no meio das turfas e incentivou o trabalho.

“Então fizemos ontem [terça] esse deslocamento, e hoje [quarta] fizemos um dia inteiro de trabalho muito árduo, nós tivemos de cortar cerca de um metro e meio de turfa no brejo, acima deste um metro e meio vem um metro de capim cana, que também estava queimando e ainda tinha o fogo subterrâneo de 50 a 70 cm”, explica o brigadista da Anjos da Chapada. Ainda segundo Cesar Maciel, o combate foi um trabalho cansativo, mas gratificante.

“Pudemos ajudar muitos bichos, principalmente cobras. Então conseguimos fazer um trabalho constante hoje, finalizamos os trabalhos e agora a Secretaria de Meio Ambiente [Inema] nos orientou a continuar a monitoria a partir de amanhã [quinta], para ver se reacende alguma coisa”, completa.

O brigadista agradeceu a parceira do Inema, que esteve lado a lado, dando apoio para a brigada. Também houve apoio da Pangola Locadora de Veículos, que disponibilizou carro, e aos voluntários, que vem se dedicando a cada dia em Seabra. A Brigada Voluntária Anjos da Chapada está de plantão 24h por dia e atende no número 75 99945-5225.

Jornal da Chapada

Confira mais fotos do combate

1 / 19
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas