Chapada: Fogo em turfa é controlado por brigadistas em Iraquara; monitoramento segue na região


Após três dias de combate, voluntários da brigada Anjos da Chapada conseguiram conter fogo em turfa na região de Parnaíba, distrito de Iraquara, na Chapada Diamantina, na última quarta-feira (14). De acordo com o brigadista Cesar Maciel, agora a fase é de monitoramento, já que o local é de turfa e o fogo pode surgir novamente. Uma equipe da brigada, que fica em Seabra, foi acionada e fez uma verificação na comunidade que reclamava da fumaça de um brejo que já queimava há cerca de 30 dias, incomodando muito a população.

“Nós fomos acionados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na pessoa do secretário Fernando, que nos deu um apoio excelente, disponibilizou uma logística eficaz, inclusive com alimentação e combustível, não tiramos nada do próprio bolso desta vez”. Conforme Maciel, o titular da pasta em Iraquara acompanhou o trabalho de perto, caminhou no meio das turfas e incentivou o trabalho.
“Então fizemos ontem [terça] esse deslocamento, e hoje [quarta] fizemos um dia inteiro de trabalho muito árduo, nós tivemos de cortar cerca de um metro e meio de turfa no brejo, acima deste um metro e meio vem um metro de capim cana, que também estava queimando e ainda tinha o fogo subterrâneo de 50 a 70 cm”, explica o brigadista da Anjos da Chapada. Ainda segundo Cesar Maciel, o combate foi um trabalho cansativo, mas gratificante.
“Pudemos ajudar muitos bichos, principalmente cobras. Então conseguimos fazer um trabalho constante hoje, finalizamos os trabalhos e agora a Secretaria de Meio Ambiente [Inema] nos orientou a continuar a monitoria a partir de amanhã [quinta], para ver se reacende alguma coisa”, completa.
O brigadista agradeceu a parceira do Inema, que esteve lado a lado, dando apoio para a brigada. Também houve apoio da Pangola Locadora de Veículos, que disponibilizou carro, e aos voluntários, que vem se dedicando a cada dia em Seabra. A Brigada Voluntária Anjos da Chapada está de plantão 24h por dia e atende no número 75 99945-5225.
Jornal da Chapada
Confira mais fotos do combate