Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: Acampados se reúnem com prefeito e recebem garantia de serviços para subsistência

foto
A reunião dos líderes sem-terra com o gestor Ricardo Mascarenhas faz parte das ações de parceria da administração com o movimento de luta pela terra | FOTO: Divulgação |

Um grupo de produtores rurais do acampamento ‘Filhos da Terra’, do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), que fica na rua da extinta EBDA, em Itaberaba, município da Chapada Diamantina, se reuniu com o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), na sede da prefeitura, para expor suas demandas. Os acampados saíram de lá com a garantia de que nesta semana serviços serão realizados em seus benefícios. A reunião dos líderes sem-terra com o gestor aconteceu na última semana, no dia 14 de junho, e faz parte das ações de parceria da atual administração com o movimento de luta pela terra.

Entre as demandas atendidas estão a recuperação da estrada que dá acesso ao acampamento. Segundo a coordenadora estadual do MST, Domingas Farias dos Santos, que participou do encontro com o prefeito Ricardo, na próxima semana a máquina Patrol já inicia o nivelamento da via. Além disso, caixas d’água, imprescindíveis para o dia a dia dos moradores do ‘Filhos da Terra’, também já devem chegar nos próximos dias. “Tem a manutenção dos carros-pipa também, que vão nos possibilitar viver no acampamento, pelo menos nesse primeiro momento”, afirmou Domingas.

Na pauta do grupo ainda estão a construção de um campo de futebol, a aquisição de sementes para produção agrícola, uma cozinha industrial e material para construção de um galpão que servirá para o trabalho dos acampados. Segundo Farias, no local estão vivendo entre 35 e 40 famílias, mas que acabam tendo que trabalhar longe do campo por conta da estiagem, essa primeira ajuda já seria um passo para a consolidação do acampamento naquele local.

“Também discutimos com o prefeito sobre nossa ideia de uma nova forma de fazer o acampamento, por se tratar de uma área pequena, precisamos combinar agricultura e tecnologia. Ele nos falou do seu interesse em fazer um horto conosco e nós expomos o nosso, pelo acesso da tecnologia na agricultura, como novas técnicas de irrigação”, exemplificou Domingas. No próximo dia 27, o grupo do MST se reúne com funcionários da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) que irão de Salvador até Itaberaba para discutir esse novo modelo de acampamento.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas