Ícone do site Jornal da Chapada

Suíca critica multas a pichadores e diz que ação é mais uma forma de repressão em Salvador

O vereador Luiz Carlos Suíca - FOTO Divulgação - site

suica
O edil diz que a juventude precisa ter conhecimento para não cair nas armadilhas da sociedade e reproduzir ações racistas e fascistas | FOTO: Divulgação |

O líder do PT, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), não ficou nada satisfeito com a aprovação do projeto de lei que institui uma multa de R$ 3 mil para pichadores em Salvador. A peça, de autoria do edil do DEM, Alexandre Aleluia, aprovada na Câmara da capital, nesta terça-feira (20), foi duramente criticada pelo petista, que considerou a medida descabida e repressora, principalmente para a juventude negra. “Isso é mais uma forma de repressão aos jovens soteropolitanos. Os jovens negros e de periferia já são perseguidos nas ruas diariamente e agora querem outro tipo de massacre, o financeiro”, critica. O edil diz que a juventude precisa ter conhecimento para não cair nas armadilhas da sociedade e reproduzir ações racistas e fascistas.

Suíca afirma que a pichação sempre foi um meio de protesto, uma arte de rua e que essa foi e é a forma de muitos jovens mostrarem sua insatisfação contra a repressão diária que vivem nos bairros periféricos e de defenderem causas sociais. Para o líder do PT, os debates devem envolver os artistas de rua e não aprovar uma lei sem participação dos pichadores. “Eles consideram o trabalho deles como enriquecedor para a cultura de rua e a arte de periferia. Mantêm uma arte milenar, utilizada por povos antigos para se manifestar e até ter experiências religiosas. Quem pichava, obviamente, era tido como subversivo e era excluído da sociedade, punido ou multado. E querem agora remontar e criminalizar a arte de rua”.

O edil petista diz que as políticas de inserção à cultura devem suprir as demandas das ruas atualmente, dos bairros periféricos e de movimentos e coletivos que tratam do assunto. “Se o objetivo é reduzir a pichação, precisamos incluir esses artistas em projetos sociais, tanto nas unidades de ensino quanto nas praças com formação gratuita. Não podemos aprovar uma lei que vai punir jovens por desenhar em muros. O valor da multa de R$ 3 mil para quem pichar imóveis públicos e privados é uma aberração. Qual pobre que tem condições de pagar isso? O salário ninguém quer aumentar”, ironiza o edil petista.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas