Ícone do site Jornal da Chapada

Temer deveria evitar viagens internacionais para não constranger ainda mais o Brasil, diz Valmir

temer
Assunção diz que o presidente segue “destruindo a imagem do Brasil no exterior” e que será ignorado por políticos e empresários russos | FOTO: Montagem do JC |

Durante discurso no plenário da Câmara Federal, nesta terça-feira (20), o deputado baiano Valmir Assunção (PT) não poupou críticas à falta de informação e à vergonha que o presidente Michel Temer (PMDB) passou ao não ser recebido no aeroporto pelo presidente russo Vladimir Putin. O vice-ministro de Relações Exteriores foi quem recebeu Temer. O parlamentar também disse que a gafe da assessoria demonstra total falta de informação. No site e em sua agenda oficial, Temer publicou que visitaria a ‘República Socialista Federativa Soviética da Rússia’ – nome que deixou de existir em 1991.

“Temer deveria evitar essas viagens. Cada vez que viaja ele desmoraliza e fragiliza as relações diplomáticas do país. Já não basta as denúncias de corrupção no Palácio. Primeiro ele tem que resolver a situação dele na Justiça aqui no Brasil. Essa é uma questão séria. Porque isso tem a ver com o nosso país, com o nosso povo e abala toda a nação”, declara. Sobre a gafe no site oficial do Planalto, Valmir aponta para a falta de conhecimento do presidente e de sua assessoria. “Não existe isso, é falta de conhecimento dele e dos assessores”.

Assunção diz que o presidente segue “destruindo a imagem do Brasil no exterior” e que será ignorado por políticos e empresários russos durante os dois dias de visita, mesmo com reuniões marcadas com Putin. “Não ser recebido pelo presidente no aeroporto, ao meu ver, é desmoralizar ainda mais o Brasil. Nenhum chefe de nação que respeite a democracia quer conversa com ele. Temer deve ser ignorado por autoridades e empresários, justamente por ter sido o líder de uma organização criminosa que usurpou o cargo de uma presidenta eleita pelo voto direto e o povo o rejeita quase que 100%”, completa Valmir.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas