Ícone do site Jornal da Chapada

Major Denice recebe medalha Maria Quitéria das mãos de Suíca no dia 6 de julho

denice
O vereador Suíca e a major Denice Santiago | FOTO: Divulgação |

A major da Polícia Militar (PM-BA), Denice Santiago Santos do Rosário, vai receber a comenda ‘Maria Quitéria’ das mãos do vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), no próximo dia 6 de julho, em solenidade na Câmara de Vereadores da capital. O evento marca a trajetória de luta da policial militar e deve reunir familiares, amigos e colegas de trabalho a partir da 19h no auditório da Casa Legislativa. Conhecida por sua atuação em diferentes programas e na política de conciliação e enfrentamento à violência doméstica, a major Denice é a atual comandante da Ronda Maria da Penha, onde desenvolve serviço voltado inteiramente ao atendimento das mulheres vítimas de violência.

“Major Denice foi uma menina pobre da região do Cabula, mesma região em que nasci. E, coincidentemente, é filha de um amigo que considero como pai e só fui saber recentemente depois que ela concedeu entrevista na televisão. Ela atua em defesa das mulheres, por empoderamento, por segurança nos lares e contra o feminicídio. Tem uma história de luta como eu tenho e isso evidencia e marca ações que beneficiam a população vulnerável socialmente, porque sabemos de onde viemos e como devemos proceder. Ela resiste com uma atuação na Ronda Maria da Penha e mostra que a mulher tem o poder de transformar a sociedade”, destaca Suíca.

Denice Santiago tem contribuído com o enfrentamento da violência sexista, evidenciada na sua vida pessoal e profissional, com valiosas e inéditas iniciativas. Hoje major Denice é uma das poucas mulheres oficiais que ocupam posto de comando na PM baiana, onde apenas 13% são mulheres. É graduada em Psicologia e tem especialização em Segurança Pública, em Gestão Contemporânea pela Qualidade, além de mestrado interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ela é responsável pela criação e implantação na Polícia Militar da Bahia de um núcleo de gênero. Criou ainda outros programas voltados à segurança, como o ‘Ronda Maria da Penha’.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas