Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Jacobina e Caém recebem Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano

mp
O objetivo é conhecer experiências bem sucedidas de agroecologia e inclusão social através da coleta seletiva de resíduos sólidos | FOTO: Divulgação/MP |

Os municípios de Jacobina e Caém, na Chapada Norte, receberam a Rota 1 da ‘Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos Caminhos das Águas do São Francisco’, na última quinta-feira (29). O objetivo do evento é conhecer experiências bem sucedidas de agroecologia e inclusão social através da coleta seletiva de resíduos sólidos, e teve participação do Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco (Nusf).

Mais de 40 instituições estão envolvidas, entre elas o Ministério Público estadual, que participa da comissão geral responsável pela articulação das ações. Em Jacobina, foram visitadas a Recicla, que desenvolve ações na área de coleta seletiva de resíduos sólidos, bem como a Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores do Coxo de Dentro e propriedades rurais do entorno, nas quais são desenvolvidas atividades extrativistas e produção ecológica de alimentos.

Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, a Recicla conta com 30 cooperados. “Catadores que, antes da cooperativa, viviam abaixo da linha da pobreza, e hoje chegam a receber R$ 1.200 por mês”, afirmou. Com relação aos associados de Coxo de Dentro, o promotor de Justiça destacou que eles observam os princípios ecológicos em suas produções, que envolvem frutas e legumes que são comercializados na ‘Feirinha Orgânica de Jacobina’, realizada toda semana.

No Município de Caém, foi visitada a Associação Quilombola dos Produtores de Mandioca de Bom Jardim e Monteiro (Aquibom). De acordo com Pablo Almeida, as comunidades foram reconhecidas pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro, da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura da União, como remanescentes de quilombos. “O Aquibom é um exemplo bem sucedido de associativismo popular, sendo a principal fornecedora de massa de tapioca e de tapioca assada para o Município de Jacobina”, revelou. Jornal da Chapada com informações da Cecom/MP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas