Ícone do site Jornal da Chapada

Piatã registra mínimas de até 7°C e frio aumenta nas regiões serranas da Chapada Diamantina

foto6
Na imagem, o distrito de Cascavel, em Ibicoara, durante o amanhecer desta terça-feira com neblina e temperaturas mínimas de 10°C | FOTO: Divulgação/Walas Rocha |

O frio chegou na Bahia. Além de chuvas no litoral, o tempo deve permanecer com temperaturas baixas na região da Chapada Diamantina. Áreas de instabilidade associadas à circulação de ventos em baixos e médios níveis da atmosfera estão se formando e provocando chuvas sobre a costa do Nordeste ao longo dos últimos dias. No decorrer desta semana ainda há previsão de muita chuva para o litoral. Áreas do agreste também deverão receber pancadas de chuva nos próximos dias. Nas áreas serranas da Chapada Diamantina o frio deve apertar.

Várias cidades da região registraram baixas temperaturas no início da semana, como foi o caso de Piatã, que teve termômetros marcando 7°C na noite da última segunda-feira (3) e madrugada desta terça (4). Lá a previsão de temperatura máxima é de 14°C e mínimas 10°C, com sensação térmica de 7°C, e tem 40% de chance de chuva. As redes sociais foram tomadas por depoimentos de moradores comentando do frio que está fazendo na Chapada. “Adoro o clima desse período e a região parece que fica mais bonita”, aponta uma internauta.

A região de Piatã deve voltar a registrar as menores temperaturas da Bahia | FOTO: Facebook/Portal Chapada |

Moradores de Andaraí também sentiram a mudança climática. O brigadista Homero Vieira dos Santos disse ao Jornal da Chapada que teve muito vento na cidade, mas sem chuvas. “Nunca fez um frio desse aqui. Conversando com os moradores mais antigos fiquei sabendo que aqui chega apenas a 19°C e ontem [segunda] foi um dia atípico”, afirmou. Outros municípios da região que terão temperaturas mínimas de até 10°C são Ibicoara e Mucugê, em ambos o tempo fica nublado, com possibilidade de garoa, mas neste último estão previstos os ventos mais fortes da região, chegando a 26km/h.

Capital
O vento frio da forte massa polar foi sentido na última segunda em fortes rajadas na costa da Bahia e derrubou a temperatura em Salvador. O aeroporto da capital baiana registrou várias rajadas entre 48 km/h e 55 km/h. A tarde de 3 de julho foi a mais fria do ano até agora com máxima de apenas 24,3°C mínima de 20,6º C, a segunda temperatura mais baixa notificada este ano. Além da temperatura, os ventos fortes também afetam o mar, que ficou agitado e com ondas altas. Diante deste cenário, a travessia de lancha entre Salvador e Mar Grande foi suspensa na manhã desta terça (4).

Sudoeste
Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem registrado temperaturas médias mais baixas dos últimos 45 anos, segundo informações de Rosalvi Lucas Marcelino, geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. De acordo com ele, as mínimas apontam 7°C e as máximas chegam a 26°C, o que não é normal para o mês de julho. A temperatura média na cidade fica em 14°C. Jornal da Chapada com informações de Clima Tempo, A Tarde Online e G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas