Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina terá final de semana frio e deve registrar temperaturas mínimas de 11°C

Chuvas fortes ainda podem atingir municípios da região esta semana | FOTO: Divulgação |

jrnal
O final de semana reserva dias de céu encoberto e chuvoso típicos do inverno | FOTO: Jornal da Chapada |

Depois de dias frios, com temperaturas que chegaram a 7°C em Piatã, os municípios da Chapada Diamantina devem enfrentar mais um final de semana de clima com temperaturas baixas. As mínimas devem variar entre 11 e 15°C, como em Mucugê, Morro do Chapéu, Lençóis e Piatã, principalmente as áreas serranas dessas regiões. O final de semana reserva dias de céu encoberto e chuvoso, influenciados pela estação do inverno e devem contribuir para deixar as temperaturas mais amenas, a exemplo das máximas de 25°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 31°C (no Nordeste).

Na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, quem continua influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, o céu deverá se manter nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Ainda assim, nas localidades mais próximas ao litoral há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também deverão manter o céu encoberto e chuvoso, as temperaturas terão poucas mudanças, ou seja, deverão variar entre mínimas de 20°C e máximas de 29°C.

Veja tabela da previsão em cidades de diferentes regiões da Bahia | FOTO: Divulgação/Inema |

De acordo com o Inema, as condições do tempo na Bahia continuam sem mudanças significativas, ou seja, permanecem sob a influência de dois sistemas meteorológicos de diferentes características, porém em áreas distintas. Nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, que ficam na faixa centro-oeste e norte do Estado, quem prevalece é a massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar também está influenciando nas temperaturas, mantendo-as elevadas em alguns horários, a exemplo do período entre às 10h e às 16h, quando as máximas poderão variar entre 31°C e 34°C. Mesmo com essa redução nas temperaturas, o tempo seco e a vegetação já ressecada nessas regiões, mantém os riscos elevados de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes.

Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas suas atividades diárias, uma vez que, uma simples faísca pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer prejuízos irreversíveis para a região. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, a pouca nebulosidade, associada à massa de ar seco, também influencia nessas temperaturas, diminuindo-as rapidamente, com mínimas podendo chegar aos 14°C. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas