Chapada Diamantina terá outro final de semana de temperaturas baixas durante a noite e início da manhã

Postado em jul 27 2017 - 6:16pm por Jornal da Chapada
foto

Durante os dias, com a previsão de céu encoberto e chuvoso, somada a estação do inverno, as temperaturas devem se manter mais amenas, com máximas entre 25°C | FOTO: Divulgação/PML |

O final de semana será novamente de temperaturas baixas nas regiões serradas da Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia. De acordo com informações do Inema, sexta (28), sábado (29) e domingo (30) terão mínimas variando entre 12 e 15°C. Em cidades como Piatã, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê e Bonito essas temperaturas são mais percebidas por estarem em áreas de serras. A previsão de céu encoberto e chuvoso, somada a estação do inverno, está mantendo as temperaturas mais amenas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 25°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 30°C (no Nordeste baiano).

Na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, o tempo continua sendo influenciado pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deve manter o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Além disso, um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano (próximo à costa do Sudeste brasileiro) continua intensificando estes ventos, principalmente nas regiões mais próximas ao litoral baiano, onde, além de trazer mais umidade e, consequentemente, chuvas, poderão ocorrer rajadas de até 20 km/h.

tempo

Piatã, Lençóis, Morro do Chapéu e Mucugê devem registrar as menores temperaturas da região | FOTO: Reprodução/Inema |

Oeste, São Francisco e Norte
O Inema diz que no último final de semana de julho não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo, pois continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características, mas em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte, que abrange as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco é o sistema que ainda predomina, mantendo, assim, o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também está influenciando nas temperaturas dessas regiões, já que a pouca nebulosidade contribui para que estas aumentem em alguns horários do dia, a exemplo do período entre às 10h e às 16h, quando as máximas poderão chegar aos 34°C. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, essas temperaturas diminuem significativamente, quando as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Com essa previsão de tempo quente e seco, há um aumento nos riscos de ocorrer queimadas nessas regiões ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, uma vez que, com a vegetação já ressecada, uma simples faísca de fogo ou uma ponta de cigarro pode dar origem a uma grande queimada. Assim, recomenda-se cautela quanto à prática da utilização do fogo nas suas atividades diárias, pois, caso perca o controle do mesmo, este poderá trazer prejuízos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região.

Capital
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão com poucas mudanças (com mínimas de 20°C e máximas de 28°C), são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico que continuam influenciando o tempo nos próximos dias, deixando o céu nublado a parcialmente nublado e com chuvas a qualquer hora do dia. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.