Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Explosão de equipamento deixa dois feridos em jazida no município de Sento Sé

tv
Após o acidente, os trabalhadores foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Sento Sé | FOTO: Reprodução/TV São Francisco |

A explosão de um equipamento usado na exploração de minério na jazida de ametistas em Sento Sé, no norte do estado, após apresentar defeito, deixou dois garimpeiros feridos na tarde da última sexta-feira (7). De acordo com a Polícia Civil, a máquina travou durante o trabalho e acabou atingindo os dois homens. Após o acidente, os trabalhadores foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Sento Sé, no centro da cidade.

Segundo a polícia, após avaliação inicial, um dos garimpeiros precisou ser transferido para o Hospital de Urgências e Traumas, em Petrolina (PE). Não há informações sobre o estado de saúde dele. O outro homem foi atendido na Unidade de Saúde, em Sento Sé, e, em seguida, recebeu alta. Este é o segundo acidente registrado na região desde que se iniciou a exploração da jazida. No dia 13 de junho, outros três garimpeiros se feriram por conta do desmoronamento em um dos buracos cavados na região.

Desde a descoberta, quase oito mil pessoas chegaram à cidade, para a exploração da mina. Com isso, novos garimpos foram abertos na região. Alguns deles, em áreas urbanas, por pessoas em busca de outros tipos de minerais, como pedras semipreciosas. No final de junho, o Departamento Nacional de Produção Mineral da Bahia (DNPM) autuou e interditou parte da mina após encontrar irregularidades.

O superintendente do DNPM na Bahia, Raimundo Sobreira, detalhou que o órgão autuou onze buracos, também chamados de cortes, feitos e usados pelos garimpeiros para entrar e colher as ametistas. Segundo ele, no local há entre dois a três mil buracos. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas