Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina terá final de semana frio com mínimas de 12°C em áreas serranas

Entre as opções de viagens apontadas como menos arriscadas, a prática de programas ligados à natureza é uma delas | FOTO: Jornal da Chapada |

foto
As temperaturas baixas devem prevalecer durante a noite e início das manhãs deste sábado e domingo | FOTO: Jornal da Chapada |

Inverno é sinônimo de frio e o clima cai bem com um bom caldo quente, e até uma fogueira para quem vive nas áreas serranas da Chapada Diamantina e do sudoeste da Bahia. Só que não são apenas essas regiões que vêm apresentando baixas temperaturas, essa semana mesmo Salvador registrou mínimas de 18°C – a menor do ano na capital. O frio vai apertar em municípios da Chapada, como Mucugê, que deve registrar a menor temperatura da Bahia, 12°C. Piatã, Rio de Contas, Lençóis e Morro do Chapéu, também devem ter mínimas variando entre 13, 14 e 15°C.

É neste clima de baixas temperaturas que nas residências sempre têm um licorzinho artesanal ou o tradicional ‘quentão’ para esquentar as noites frias na Chapada Diamantina. Piatã, por exemplo, se beneficia do frio com o cultivo de café, o que a torna uma grande consumidora de sua própria produção, além de exportar produtos de qualidade para diferentes partes do mundo. Em outras cidades o frio também é um alento, como Itaberaba que sempre é quente durante o ano. Andaraí e Lençóis também terão mínimas entre 17 e 19°C. Na Chapada Diamantina e Sudoeste, onde também há a influência da umidade do Oceano Atlântico, não se descarta a possibilidade de chuvas, porém de forma isolada e de curta duração.

As chuvas previstas para esse final de semana na Bahia deverão se concentrar na faixa centro-leste do Estado, ainda decorrentes da umidade do Atlântico. Assim, no Recôncavo, Nordeste e Sul, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, sendo estas mais frequentes nas localidades mais próximas ao litoral dessas regiões. Quanto às temperaturas, estas continuarão amenas em, praticamente, todo o Estado, com máximas não ultrapassando os 30°C na faixa centro-leste. Apenas na faixa centro-oeste ainda são esperadas temperaturas elevadas, com máximas podendo chegar aos 33°C em algumas localidades.

Este tempo seco, somado à vegetação já ressecada, mantêm elevados os riscos de ocorrer focos de queimadas no centro-oeste e norte da Bahia | FOTO: Jornal da Chapada |

Tempo seco
Por outro lado, a faixa centro-oeste e norte da Bahia permanece sob a atuação da massa de ar seco, o que manterá o céu com poucas nuvens na maior parte do período. Outro reflexo da persistência dessa massa de ar está na redução dos índices de umidade que, em algumas localidades, podem chegar a valores abaixo dos 30%, considerados preocupantes para o conforto humano. Nessas situações, profissionais da saúde recomendam o consumo de bastante líquido, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários de níveis mais críticos (entre às 10h e às 16h).

Este tempo seco, somado à vegetação já ressecada, mantêm elevados os riscos de ocorrer focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já registrados nessas regiões. Desta forma, são indispensáveis os cuidados ao utilizar o fogo para as atividades diárias, já que uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode ocasionar queimadas, resultando em danos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Salvador
Para a capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas permanecerão sem grandes variações (mínimas de 22°C e máximas de 27°C), os ventos úmidos vindos do mar manterão o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Veja a previsão de temperaturas para alguns municípios da Bahia | FOTO: Inema |
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas