Ícone do site Jornal da Chapada

Ibiquera: Festa da Gruta da Lapinha é mais um evento religioso resgatado pelo prefeito Ivan Cláudio

fto1
O gestor Ivan Cláudio afirmou que a administração ‘Nasce uma Nova Ibiquera’ promoverá o turismo religioso para fortalecer a economia do município | FOTO: Reprodução/Ascom |

A tradicional festa da Gruta da Lapinha do Bom Jesus, ponto turístico religioso do município de Ibiquera, na Chapada Diamantina, é mais um resgate da administração ‘Nasce uma Nova Ibiquera’, do prefeito Ivan Cláudio de Almeida (PMDB). O evento aconteceu no último domingo (6) e levou mais de 8 mil pessoas ao santuário, segundo informações da organização. Prestigiaram o evento, romeiros, fiéis católicos e turistas.

A gruta fica as margens da BR-242 e, reza a lenda, que ela foi descoberta por acidente quando um vaqueiro, que realizava o controle dos animais na serra, correu atrás de uma vaca e acabou caindo dentro da gruta ficando desaparecido por alguns dias. O homem reapareceu pela porta de entrada onde hoje se faz a romaria.

“Essa é mais uma obra de resgate da cultura da nossa terra, feita por nosso prefeito Ivan Claudio”, disse, o ex-prefeito do município de Ibiquera Miguel Abreu. Durante o evento, houve uma missa de consagração ao Bom Jesus, que foi celebrada pelo padre Mário de Carli, titular das paróquias de Ibiquera e do município de Nova Redenção, e prestigiada pelo prefeito Ivan Cláudio e família, secretários municipais e vereadores. Os fieis de Bom Jesus da Lapinha, junto com os turistas iluminaram o grande salão de entrada da gruta com milhares de velas.

“A Gruta da Lapinha é a maior referência do nosso ecoturismo e local de uma importante manifestação religiosa da Chapada Diamantina. Esta festa já foi uma das maiores romarias da região, prestigiada por pessoas de vários estados e até de fora do país e estava esquecida”, salientou o prefeito Ivan.

Os fieis de Bom Jesus da Lapinha, junto com os turistas iluminaram o grande salão de entrada da gruta com milhares de velas | FOTO: Reprodução/Ascom |

O gestor afirmou que a administração ‘Nasce uma Nova Ibiquera’ promoverá o turismo religioso para fortalecer a economia do município. Vale salientar que, durante a festa, como acontecia no passado, foi formada uma feira livre no morro onde se encontravam os fieis e visitantes. Lá eram vendidas velas de todo tipo, santinhos, imagens, terços e lembranças religiosas, dentre outros produtos. Os que estiveram presentes na feira encontraram também barracas de bebidas e comidas.

Para que a Festa de Bom Jesus da Lapinha 2017 acontecesse, a prefeitura de Ibiquera preparou o local usando tratores e caçambas nos serviços de limpeza e terraplenagem, limpando a gruta e a área do seu entorno, onde se formou a feira, com direito a estacionamento, garantindo a circulação de pessoas e veículos de forma ordenada, além, de dá nova pintura aos portais. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira mais fotos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas