Ícone do site Jornal da Chapada

#Privilégio: Eclipse solar parcial será visto no Norte/Nordeste do Brasil nesta segunda

foto
No Brasil, além dos estados do Norte e Nordeste, algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste também poderão ver o fenômeno | FOTO: Reprodução |

Os fenômenos naturais de grande magnitude sempre chamam muito a atenção das pessoas, ainda mais agora com as redes sociais. Também não é todo dia que as pessoas observam o Sol ser totalmente encoberto pela Lua, realizando o famoso eclipse solar total. Pois é o que vai acontecer nesta segunda-feira (21), e as pessoas dos estados do Norte e Nordeste do Brasil poderão ver o fenômeno, um privilégio inigualável, mesmo que de forma parcial. No país, um eclipse total só ocorrerá mesmo em 12 de agosto de 2045.

Essa maravilha da natureza vai voltar a acontecer nesta segunda e será bem visível na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos (desde 1979, o país não presenciava um eclipse total, como o que vai ocorrer agora), e no Caribe, algumas regiões da Europa e Ásia. No Brasil, além dos estados do Norte e Nordeste, algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste também poderão ver o fenômeno. Ainda assim, os brasileiros só terão oportunidade de ver o eclipse parcial, quando apenas parte do sol fica encoberta.

Especialistas estimam que esse eclipse solar total será o mais observado da história, tendo em vista o maior acesso à informação, o advento das redes sociais, e a melhora nos equipamentos de transmissão. No Brasil, os lugares mais privilegiados para ver o eclipse solar serão Bela Vista (Roraima) e Macapá (Amapá), onde o eclipse poderá durar cerca de 2 horas. O fenômeno começará às 14h56, em Bela Vista e 16h09, em Macapá. Jornal da Chapada com informações do site ‘Green Me’.

ASSISTA AO ECLIPSE TOTAL DO SOL!

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas