• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal Curiosidades

#Vídeos: Estados do Norte e Nordeste são contemplados com imagem de ‘anel de fogo’ do eclipse solar anular

O eclipse durou de 3 a 4 minutos em cada lugar por onde passou, entre o fim da manhã e o fim da tarde de sábado; em geral, as figuras eram semelhantes à lua crescente ou à lua minguante.

Estagiário 1 por Estagiário 1
17 outubro 2023 - 08h53
no Cidades, Cultura, Curiosidades, Menu Principal, Top
0
#Vídeos: Estados do Norte e Nordeste são contemplados com imagem de ‘anel de fogo’ do eclipse solar anular

'Anel de fogo' do eclipse solar anular | FOTO: Divulgação |

Um eclipse anular, que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, foi visto neste sábado (14) em partes de nove estados do Norte e do Nordeste. O fenômenos reuniu diversas pessoas que aguardavam ansiosamente pelas imagens.

O que aconteceu
• O eclipse durou de 3 a 4 minutos em cada lugar por onde passou, entre o fim da manhã e o fim da tarde de sábado. Ele foi observado em partes de Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

• Em todos os demais estados e no Distrito Federal, houve eclipse parcial. Nestes, o que se viu no céu não era um “anel” exato, e sim formatos variados. Em geral, eram figuras semelhantes à lua crescente ou à lua minguante.

• O fenômeno ocorre quando a Lua faz sombra sobre a luz do Sol, mas não a cobre inteiramente. Com isso, forma-se um “anel de fogo” no céu, que é a luz solar não coberta pela sombra lunar.

• Em várias partes da América foi possível ver o eclipse. A trajetória começou pelo oeste dos Estados Unidos, desceu pela América Central e entrou no Brasil. Ele foi visto no Amazonas a partir de 11h30 e se deslocou até a Paraíba, onde apareceu por volta de 17h30.

• Apenas duas capitais puderam ver o fenômeno: João Pessoa (PB) e Natal (RN). Outras cidades com visibilidade do evento foram Juazeiro do Norte (CE), Araguaína (TO) e Campina Grande (PB).

• Esse tipo de eclipse não tem uma frequência fixa. Segundo o Observatório Nacional, o último ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo, segundo o órgão, está previsto para 2 de outubro de 2024. Jornal da Chapada com informações do UOL

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: eclipseNordestevídeo
Post Anterior

#Chapada: PRF apreende 19 comprimidos de rebite com caminhoneiro durante operação de fiscalização em Seabra

Próximo Post

#Chapada: Aplicativo ‘Colabora Bens’ vai registrar informações sobre a riqueza patrimonial da Vila de Igatu

Próximo Post
#Chapada: Aplicativo ‘Colabora Bens’ vai registrar informações sobre a riqueza patrimonial da Vila de Igatu

#Chapada: Aplicativo 'Colabora Bens' vai registrar informações sobre a riqueza patrimonial da Vila de Igatu

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.