A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) viaja este fim de semana para participar mais uma vez do Festival de Igatu, evento que acontece na charmosa vila localizada no município de Andaraí, na Chapada Diamantina. A música de concerto estará representada pela Osba no concerto “As Oito Estações”, realizado neste sábado (26), às 17h30, na Igreja de São Sebastião. A regência será do maestro Carlos Prazeres, regente-titular e diretor artístico da Orquestra, e traz como solista a violinista Priscila Plata Rato, atual spalla da Sinfônica da Bahia. A entrada é gratuita.
‘As Oito Estações’
O programa do concerto da Osba no Festival de Igatu reúne obras consagradas de dois mestres da música, de épocas e países distintos, mas inspiradas no mesmo tema, o ciclo anual do verão, outono, inverno e primavera: “As Quatro Estações”, do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), e ainda “As Quatro Estações Portenhas”, clássico do argentino Astor Piazzolla (1921-1992), ambas soladas pela violinista Priscila Plata Rato.
Festival de Igatu
Em sua 5ª edição consecutiva, o Festival acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, trazendo ao palco artistas de estilos variados. Realizado na Chapada Diamantina, o Festival já se tornou tradicional na Vila de Igatu, distrito do município de Andaraí. Igatu é um roteiro turístico muito visitado, conhecida também como ‘Cidade de Pedra’ ou a ‘Machu Picchu Brasileira’. Já foi habitada por mais de nove mil pessoas, no auge do Ciclo dos Diamantes, no século XIX. Hoje, Igatu é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e possui pouco mais de 300 habitantes. As informações são da Osba.