Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Sebrae oferece capacitações gratuitas até o dia 9 de setembro na Expofeira

foto
Além das palestras voltadas ao agronegócio, o estande Sebrae na 42ª edição da feira agropecuária irá contar com uma cozinha show e megapalestra sobre palma forrageira | FOTO: Reprodução/Meiryelle Souza |

Os produtores rurais e empreendedores que passarem pela 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), realizada no Parque de Exposições João Martins da Silva até domingo, 10 de setembro, terão à disposição um espaço para aprendizado e oportunidades de negócios. O estande Sebrae, montado pela instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), oferece programação gratuita de palestras e cursos com temas voltados para a agricultura familiar.

A programação do Espaço Sebrae é aberta ao público. As inscrições podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae e também no local. Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae, na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro, no Espaço Sebrae na Expofeira, e pelo telefone (75) 3221-2153. Entre as atividades do espaço Sebrae, destaque para a montagem da cozinha show do Senar, na qual profissionais demonstram a alimentação alternativa, cortes especiais de caprinos, culinária com derivados da mandioca, dentre outros. Já um curso do Senac irá mostrar a preparação de bebidas à base de cachaça. Ambas atividades ocorrem pela tarde.

“Completamos oito anos participando da Expofeira e seguimos enriquecendo o espaço a cada ano, com as associações e cooperativas expondo produtos e fazendo negócios e os auditórios, nos quais oferecemos palestras e cursos pertinentes à agricultura familiar”, detalha o técnico do Sebrae, Eberval Santos. Ele destaca ainda a atividade de apresentação e prática sobre o cultivo intensivo da palma, que será realizada pelo especialista Paulo Suassuna, no dia 6.

São aguardados mais de 600 produtores de Feira de Santana e região, que participam da exposição por meio de caravanas de municípios como Conceição da Feira, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Irará, Ouriçangas, Euclides da Cunha, Araci, São Domingos, Itaberaba, Macajuba e Ruy Barbosa, em missões técnicas ao evento. “Há muitos municípios trazendo suas caravanas e revelando grande interesse para mostrar ao produtor rural várias alternativas de como ele pode agregar valor ao seu produto e ter uma melhor renda e qualidade de vida”, completa Eberval.

São aguardados mais de 600 produtores de Feira de Santana e região, que participam da exposição por meio de caravanas | FOTO: Reprodução/Meiryelle Souza |

Abertura
Uma solenidade marcou a abertura da Expofeira e também celebrou os 50 anos do Parque, nesse domingo, 3. À noite, uma comitiva formada pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, secretários municipais e outras autoridades políticas, visitou o Espaço. “A exposição é um grande evento da agropecuária da Bahia e, para nós, é um prazer ter o Sebrae, essa instituição que tanto contribui para o país e também para nossa cidade, num espaço tão bonito e com os cursos que aqui serão realizados”, afirmou José Ronaldo.

“Na Expofeira, além dos negócios, também devemos fomentar o conhecimento e sempre contamos com isso através da parceria com o Sebrae. Os pecuaristas, produtores e expositores sempre procuram este espaço para obter conhecimento para melhorar sua tecnologia no campo e reduzir custos e, com isso, quem ganha é a comunidade, que recebe um produto de qualidade“, acrescentou o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Joedilson Machado, ao informar que a Expofeira deverá movimentar mais de R$ 6 milhões e receber um público superior a 300 mil pessoas.

Além do atendimento empresarial realizado pelo Sebrae, que também estará disponível no espaço, haverá atendimento da UEFS sobre cadastro ambiental rural e temas direcionados à agricultura. Artefatos de couro, derivados do abacaxi, do mel, da mandioca e outros produtos da agricultura familiar serão expostos e comercializados pelas seguintes associações e cooperativas do interior do Estado: Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira (Apaeb); Cooperativa de Artefatos de Couro da Comunidade de Tracupá (Coopact Couro); Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita); Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi); Cooperativa da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (Coopafam) e Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Arco Sertão).​ As informações são da Agência Sebrae de Notícias Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas