Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de chuva fraca e isolada na Chapada Diamantina para os próximos dias

foto
As temperaturas na Chapada Diamantina e no Sudoeste deverão oscilar entre mínimas de 11°C (nas áreas serranas) e máximas de até 30°C | FOTO: Arquivo/Emerson Santos |

Nos próximos dias a massa de ar seco continuará predominando em toda a faixa centro-oeste e norte da Bahia, onde manterá o céu ensolarado na maior parte do período e as temperaturas elevadas (máximas de até 36°C). Além disso, os índices de umidade relativa do ar permanecerão reduzidos, podendo atingir valores abaixo de 30%. Essa constante condição de tempo quente e seco juntamente com a vegetação ressecada, aumenta os riscos de ocorrer queimadas. Assim, é necessário cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, já que uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, trazendo prejuízos materiais e ambientais para essas regiões.

Para a faixa centro-leste a previsão é de céu parcialmente com chuvas fracas, ainda decorrentes da atuação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. No entanto, essas chuvas serão mais frequentes nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo, Nordeste e Sul. Na Chapada Diamantina e Sudoeste também não se descarta a possibilidade de chuvas fracas, porém em áreas isoladas. As temperaturas nessa faixa deverão oscilar entre mínimas de 11°C (nas áreas serranas) e máximas de até 30°C. Para Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia e temperaturas ficarão entre mínimas de 19°C e máximas de 27°C.

Uma das características do final do inverno é a elevação da radiação solar e, consequentemente dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal situação pode ser observada entre quarta (20) e quinta-feira (21), quando os IUV deverão variar de 10 a 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais índices estão classificados nas categorias ‘Muito Alta e Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas