Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Período longo de estiagem força racionamento em 40 municípios baianos

seca
Conforme a Embasa, as cidades em racionamento têm distribuição de água em dias alternados, para diferentes áreas da cidade | FOTO: Reprodução/Jornal Expresso |

O racionamento de água por conta da estiagem que atinge muitas cidades baianas chegou ao número de 40 municípios, de acordo com as informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta quinta-feira (21). O número é 10 vezes maior do que o registrado em fevereiro deste ano. De acordo com a Embasa, as cidades da Chapada Diamantina com racionamento são Bonito, Lajedinho, Mairi, Morro do Chapéu, Novo Horizonte, Seabra, Várzea Nova e Wagner, Gentio do Ouro, Ibitiara, Mundo Novo, Novo Horizonte e Várzea do Poço.

Ainda estão na lista Andorinha, Brotas de Macaúbas, Caldeirão Grande, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Conde, Entre Rios, Esplanada, Filadélfia, Gavião, Ichu, Itiúba, Jaguarari, Jandaíra, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Senhor do Bonfim, Serrolândia e Valente, em outras regiões. Conforme a Embasa, as cidades em racionamento têm distribuição de água em dias alternados, para diferentes áreas da cidade.

De acordo com a empresa, um calendário de distribuição costuma ser divulgado para que a população se organize. Foi recomendado que a população faça a reserva de água para uso nos períodos de desabastecimento, instalando caixa d’água com capacidade suficiente para atender as necessidades de consumo de cada família, além de bomba no reservatório inferior, em caso de imóveis com mais de um pavimento.

De acordo com a Embasa, nos períodos de racionamento e de alerta, é necessário o consumo racional da água, evitando desperdício e usos menos importantes, como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas e áreas externas. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas