Ícone do site Jornal da Chapada

Estudante da zona rural de Adustina toma posse no Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara dos Deputados

santos
Admilson também já está na expectativa da sua primeira viagem internacional pelo Parlamento Jovem Mercosul | FOTO: Reprodução/SEC |

A criação de um projeto sobre a gestão democrática na escola está levando o estudante Admilson dos Santos Boaventura, 18, 2º ano, do Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina, no nordeste da Bahia, a ter conquistas significativas. O estudante, que é filho de agricultora familiar e morador da zona rural, está em Brasília, no Distrito Federal, onde toma posse, nesta terça-feira (26), no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2017. Pelo projeto, o jovem também conquistou vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) representando a Bahia e já está de viagem marcada para o Uruguai, onde ficará de 6 a 9 de outubro.

Pelo Parlamento Jovem Brasileiro, ele vai vivenciar, durante esta semana, a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados, trocando experiência com outros 77 jovens do Ensino Médio de todo o país e defendendo seu projeto, que aborda a importância da representatividade para uma gestão democrática na escola. Admilson fala sobre este momento especial. “Já estamos no Congresso hoje. Participamos de algumas palestras e dinâmicas de integração. Minha expectativa para esta semana é que seja muito produtiva. Quero aproveitar da melhor maneira a oportunidade, me aperfeiçoar mais nos conhecimentos sobre o processo legislativo, política, conhecer novos pensamentos políticos com os outros estudantes e apresentar meu projeto para todos”, afirma.

Admilson também já está na expectativa da sua primeira viagem internacional pelo Parlamento Jovem Mercosul. Na jornada do Mercosul, ele par­ti­ci­pará de dis­cus­sões e con­tri­buições para a ela­boração da De­cla­ração do Par­la­mento Ju­venil, do­cu­mento pro­du­zido pelo co­le­tivo do PJM, for­mado pelos par­la­men­tares ju­venis de todos os países-mem­bros e as­so­ci­ados. “Será muito importante participar de um evento internacional. Fui escolhido para ser o relator da viagem. Estou muito feliz e motivado, porque meu trabalho está sendo reconhecido. Quero entrar em contato com outras culturas sul-americanas, conhecer as estratégias de educação deles e fazer amizades”, conta o estudante.

Neste contexto, o estudante destaca o papel da escola na vida dele. “A escola me proporcionou tudo isso. Por isso, incentivo meus colegas contando minhas experiências, por meio de palestras e apresentando propostas, mostrando que não é difícil e que eles também podem contribuir, de alguma forma, com o desenvolvimento do local onde vivemos”.

Sobre o PJB
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Neste contexto, os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. As informações são SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas