Estudante de Adustina é selecionado para participar do Parlamento Jovem Brasileiro

Postado em ago 14 2017 - 6:35pm por Jornal da Chapada
foto2

Estudante de Adustina é selecionado para participar do Parlamento Jovem Brasileiro | FOTO: Ascom/SEC |

O estudante Admilson dos Santos Boaventura, 18, 2º ano, do Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina (a 356 quilômetros de Salvador), no nordeste do estado, está entre os 78 estudantes, de todo o país, selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017 (PJB). Esta é a segunda vez que o jovem morador do povoado de Sítio da Conceição, na zona rural do município, é selecionado para um projeto como este. Em 2016, ele foi eleito o representante da Bahia para o projeto Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), com o projeto sobre gestão democrática na escola.

Uma experiência levou a outra, segundo conta o estudante, que será empossado deputado jovem e vivenciará a Jornada Parlamentar, de 25 a 29 de setembro, em Brasília. Antes disso, Admilson já está arrumando as malas para uma viagem ao Uruguai pelo PJM. Ele conta o que estas novas vivências estão interferindo na sua visão de mundo. “Desde que fui eleito para o PJM, mudou muita coisa em minha vida. Me tornei mais responsável, mais dedicado e amadureci muito. Estou mais focado em novos projetos para promover o protagonismo estudantil na Educação brasileira”, declara o estudante.

Pelo mandato no Parlamento Juvenil do Mercosul, Admilson e demais membros eleitos participam de discussões e contribuem na elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, formado pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados. Já pelo Parlamento Jovem Brasileiro, por meio da vivência na Câmara de Deputados, ele terá novas aprendizagens que pretendem, de alguma forma, melhorar a realidade onde vive.

“Fiquei muito feliz com mais essa eleição. Sei que vou aprender muito mais sobre a área legislativa brasileira e como funciona. Para mim, a participação do jovem estudante é primordial na vida política. Espero que algum deputado queira pôr em prática meu projeto sobre gestão democrática na escola. Quero aproveitar a oportunidade, me tornar uma pessoa mais objetiva no PJB e conhecer pessoas com diferentes formas de pensamento”, avalia.

Projeto
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, no qual os estudantes tomam posse e atuam, por uma semana, como deputados jovens.

Os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. As informações são da SEC.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.