Ícone do site Jornal da Chapada

Outubro começa quente na Chapada Diamantina; mínimas devem chegar aos 14°C

jc1
As menores temperaturas ainda são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, podendo chegar aos 14°C | FOTO: Jornal da Chapada |

O mês de outubro se inicia com poucas mudanças nas condições do tempo na Bahia, já que a massa de ar quente e seco ainda deverá atuar com maior intensidade, sobretudo na faixa centro-oeste e norte do Estado, inibindo a formação de nebulosidade e, consequentemente das chuvas em todo o período. Tal situação ainda mantém os índices de umidade do ar reduzidos, podendo atingir valores inferiores a 30%. Além disso, as temperaturas continuarão elevadas, principalmente no Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão chegar aos 35°C em algumas localidades dessas regiões.

Essa condição de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, reflete no aumento dos riscos de ocorrer queimadas. Assim, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões do Estado.

Por outro lado, na faixa leste da Bahia, devido à atuação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico (de quadrante leste/nordeste), a previsão é de céu parcialmente nublado com pouca possibilidade de chuvas. No entanto, não está descartada a probabilidade de ocorrer chuvas fracas e de curta duração nas localidades mais próximas ao litoral.

As temperaturas máximas previstas para essa faixa poderão chegar aos 32°C (no Nordeste), enquanto que os menores índices são esperados para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, podendo chegar aos 14°C. Para a capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas permanecem estáveis (entre mínimas de 21°C e máximas de 28°C), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e em áreas isoladas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas