Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Crianças se divertem durante contação de histórias na Festa Literária Internacional de Cachoeira

flica
A garotada se encanta com as cores e com as ilustrações dos livros | FOTO: Gladimir Ferreira |

O mundo lúdico e divertido da literatura infantil está atraindo centenas de crianças para a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2017), que começou na quinta-feira (5) e segue até este domingo (8). Elas ocupam a Praça Teixeira de Freitas para participar da Mostra de livros e o Cantinho de Leitura e de Contação de História, que fazem parte da programação da Secretaria da Educação do Estado no evento. Sentadas em almofadas, debaixo das tendas armadas para se protegerem do sol, as crianças têm acesso aos livros de literatura infantil, que foram escritos por autores baianos e referenciados na realidade da Bahia. Os exemplares foram editados pela Secretaria da Educação do Estado e distribuídos para escolas públicas de educação infantil, a fim de contribuir com a alfabetização, na idade certa, das crianças em toda a Bahia.

A garotada se encanta com as cores e com as ilustrações dos livros. Aquelas que ainda não sabem ler, prestam muita atenção nos contadores das histórias, que fazem a leitura e promovem um gostoso bate papo. Depois, todas seguem para uma outra tenda, onde recebem lápis coloridos e papéis para imprimir seus pensamentos e emoções. As crianças são de várias cidades da região. Kleiton Maycon da Paixão Souza, 9 anos, estuda na Escola Hipólito Lima de Oliveira, em Cruz das Almas, e, junto com os colegas de turma, está aproveitando cada momento. “Aqui, é muito bom e para quem não saber ler é bom para aprender. Eu gostei dos livros e vou continuar lendo muito”.

Uma ampla programação da Secretaria da Educação do Estado está sendo realizada na Flica. Ao todo, 70 estudantes da rede estadual, de várias regiões da Bahia, estão expondo suas criações desenvolvidas em sala de aula, no âmbito dos projetos de arte e cultura do órgão, na Casa Educar para Transformar, instalado no casarão onde funciona o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os visitantes podem conferir a exposição das obras dos projetos de Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Ainda estão sendo realizados o Recital de Gregório de Matos: Boca do Inferno e apresentações de obras literárias selecionadas no Concurso Festa literária na rede estadual. Também está sendo feita uma homenagem pelos 170 anos do poeta Castro Alves.

Constam ainda da programação, apresentações do Black Dance, grupo de dança de rua e de teatro do Colégio Estadual Elisabeth Chaves Veloso, localizado em Salvador. Na Tenda Literária, outro espaço da Casa, acontecem oficinas literárias e ‘De olho no Braile’ sobre leitura braile, com a coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação do Estado. No espaço, são realizadas, ainda, oficinas artísticas para a confecção de máscara, além de debates sobre a sétima arte, por meio do ‘Papo de Cinema’, com as participações do estudante Kéfas Matos, destaque pela produção de audiovisuais, pelo projeto Produção de Vídeos Estudantis, da rede estadual e de outros convidados. As informações são da SEC.

Programação da Educação Bahia
Sexta-feira (6)
Até às 20h – Exposição das criações estudantis do AVE e do EPA, Oficina artística de confecção de máscaras
Até às 19h – Mostra de Livros – Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) – Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas)
Às 14h e 19h – Cantinho de leitura e contação de histórias (Praça Teixeira de Freitas)
14 às 15h – Encontros literários
17 às 18h – Black Dance
17h30 às 18h30 – Sarau líteromusical

Sábado (7)
9 às 20h – Oficina artística de confecção de máscaras
9 às 12h – Tenda literária – Oficinas literárias
9 às 19h – Mostra de livros – Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) – Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas)
Às 9h, 14h e 19h – Cantinho de leitura e contação de histórias (Praça Teixeira de Freitas)
14 às 15h – Encontros literários
17 às 18h – Black Dance
18 às 19h – Sarau líteromusical

Domingo (8)
9 às 10h – Black Dance
9 às 12h – Mostra de livros – Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) – Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas