Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Megaoperação policial prende 15 pessoas no interior do estado, informa SSP

capa
A segunda fase da operação também cumpriu 15 mandados de busca e apreensão no município de Barra, desmantelando três quadrilhas de tráfico de drogas | FOTO: Montagem do JC/SSP |

Durante a segunda fase da Operação Barra Livre, ação conjunta entre unidades da Polícia Civil e Militar, 14 mandados de prisão e 15 de apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (6), no município de Barra, no Vale do São Francisco. Uma pessoa também foi presa em flagrante com drogas. Capturados nesta sexta com mandados de prisão por tráfico de drogas estão Maurício Marques Bispo, 23 anos, Cleuber Meira dos Santos, o ‘Caçulo’, 41, Meire Jane Muniz, 26, Deusita dos Santos Tadeu, a Janete, 43, Raimundo Nonato dos Santos, 36, Leonardo Beltrão Batista, ou ‘Baby’, 30, Júlio Evangelista dos Santos Lima, o ‘Velho Julio’, 37, Marcelo Francisco dos Santos, o ‘Neguin’,37, Rogério Silva Barbosa, 39, Itaraju de Assis Rego, 47 e Joscivaldo Uchôa dos Santos, também conhecido como ‘Jó ou Edinho’, 36 e Marcelo Pereira Marques, 26.

Pedro Gualberto dos Santos, 63 anos, sargento aposentado da Polícia Militar, foi capturado em flagrante por tráfico de drogas após guardar 1,3 quilo de cocaína de Janete, sua cunhada. Francisvaldo Ribeiro Marques, 20, e Leidiclaúdio dos Santos Lima, 31, já haviam sido no Distrito Federal, em setembro, por homens da Polícia Civil local que deram apoio as unidades de Barra. De acordo com o coordenador da operação, delegado Felipe Madureira, os presos eram investigados há cerca de quatro meses e integram três grupos criminosos que atuavam na cidade. “As quadrilhas eram comandadas por Júlio, Janete e Marcelo Francisco”, detalhou o policial. Janete fugiu do cerco, mas foi pega em Irecê.

Além das prisões, a polícia também apreendeu cinco motocicletas, um veículo, 1,3 quilo de cocaína, pasta base, embalagens para acondicionamento da droga, uma balança, celulares e uma quantia em dinheiro. Pedro Gualberto será encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar e os outros criminosos serão divididos e custodiados em Xique-Xique e na Delegacia Territorial de Barra. Seis presos já tinham passagem por tráfico de drogas. Mais de 70 policiais das 11ª, 13ª e 14ª Coordenadorias de Polícia do Interior (Coorpin-Barreiras, Seabra e Irecê), DT de Barra, Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati-Depin), Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Companhia Independente da Polícia Especializada (Cipe-Semiárido) participaram da operação.

Índices positivos na cidade
Nos últimos seis meses deste ano, comparando ao mesmo período de 2016, houve uma redução de 50% no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Além dos crimes contra a vida, os roubos também caíram e a produtividade policial aumentou na cidade. A redução no número de roubos de carros foi de 75% e, no de furto, de 90%. De acordo com Felipe Madureira, a política da polícia local é de ‘tolerância zero’ contra a criminalidade. “Desde de maio realizamos 15 operações de combate ao crime na cidade. Recuperamos armas, prendemos assaltantes e traficantes”, afirmou o delegado.

O número de inquéritos remetidos a justiça saiu de 19 para 53 no primeiro semestre deste ano. Os mandados cumpridos também tiveram um aumento de cerca de 60%. As prisões em flagrante cresceram 180% e a apreensão de armas subiu mais de 156%. O policial civil lembrou que as ações em conjunto com a Polícia Militar tem contribuído muito no combate aos criminosos. “Temos o apoio forte da Cipe-Semiárido”, concluiu. As informações são da SSP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas