Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Graer, bombeiros e voluntários atuaram no combate e controle do incêndio em Rio do Pires

foto
A ação conta também com a presença dos brigadistas ‘Anjos da Chapada’, que se revezam, junto com os militares, para apagar o incêndio | FOTO: Divulgação/SSP |

Equipes do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar do Corpo de Bombeiros também atuam no combate a incêndio na Serra de Santa Maria, em Ibiajara, distrito do município de Rio do Pires, localizado na Chapada Diamantina. Durante a operação, que teve início na última segunda-feira (16), foram feitos voos de monitoramento que intensificaram as ações com a entrada de suprimentos e lançamentos de água para conter as chamas. O incêndio vinha atingindo o local desde a última quarta-feira (11). Conforme os bombeiros, há apenas um foco ativo, de pequena proporção, que será combatido nesta quarta-feira (18). A ação conta também com a presença dos brigadistas ‘Anjos da Chapada’, que se revezam, junto com os militares, para apagar o incêndio.

Leia também
Chapada: Governador e secretário pedem que população coopere para não provocar incêndios
Chapada: Governo baiano informa que intensificou combate a incêndio em Rio do Pires

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia informaram ainda que estão monitorando as áreas afetadas com apoio dos brigadistas voluntários da região. O fogo ameaçou uma nascente importante para a comunidade no município de Rio do Pires. Segundo os policiais militares, o local apresenta dificuldade no acesso por conta da distância de estradas e a extensão geográfica, o que torna eficaz a necessidade e o emprego do helicóptero do Graer. Não há informações de como o fogo começou.

Foram realizados também voos de monitoramento, através dos quais foram identificados mais focos de calor. Desde quinta-feira (12) que homens da brigada ‘Anjos da Chapada’ e populares atuavam no combate às chamas. Equipes se revezaram de dia e à noite para debelar o incêndio. Cerca de 50 voluntários se juntaram aos 26 brigadistas do ‘Anjos da Chapada’ no combate ao fogo. Os bombeiros foram acionados na sexta-feira (13) e iniciaram o trabalho no sábado (14).

Na segunda-feira (16), equipes foram deslocadas para o terreno às 5h. O local apresentava dificuldade no acesso por conta da distância de estradas, o que exigiu uma longa caminhada até o terreno, e também por conta da topografia. A aeronave do Graer foi enviada na segunda-feira, mesmo dia em que o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, esteve no local. Com informações do G1 e da SSP. Texto atualizado às 22h50.

Leia também
Chapada: Incêndio atinge serra e ameaça nascente em Rio do Pires; bombeiros combatem chamas
Chapada: Incêndio em Barra da Estiva é controlado por voluntários; mulher grávida participa de combate

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas