CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica

Chapada: Governador e secretário pedem que população coopere para não provocar incêndios

foto
De acordo com informações do secretário Geraldo Reis, os Bombeiros sinalizaram para uma redução dos incêndios em Rio do Pires, na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Sema |

Cuidado redobrado nos períodos secos foi o pedido que o governador Rui Costa fez, ao lado do secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, durante o programa Conversa com o Governador, transmitido ao vivo pelo Facebook nesta terça (17). O pedido foi dirigido às comunidades e turistas que costumam usar fogo em atividades produtivas ou de lazer nas zonas rurais do estado.

“É preciso ter o máximo de cuidado ao trafegar nessa áreas muito secas. Quem fuma, tenha o cuidado de apagar seu cigarro antes de descartar. Cuidado ao fazer acampamentos para não deixar fogo acesso, correndo o risco de deixar faíscas se propagarem. Estamos num período muito seco, mas as chuvas devem chegar agora em novembro no semiárido baiano, se Deus quiser, não só para evitar queimadas, mas também para levar água para abastecimento humano nas diversas cidades”, disse o governador.

Durante a transmissão, o secretário Geraldo Reis informou a situação atual dos incêndios. “Temos focos nos municípios de Rio do Pires, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Pilão Arcado, todos com ações de combate em andamento. E começa a surgir um pequeno incêndio em Rio de Contas”, informou.

“O Corpo de Bombeiros é o nosso principal aliado nos combates e está acompanhando de perto toda a situação”, completou. O secretário agradeceu ainda aos brigadistas Anjos da Chapada e sinalizou que, na próxima semana, a Sema deverá estar apta a distribuir fardamentos e EPIs para brigadistas voluntários.

Leia também
Chapada: Governo baiano informa que intensificou combate a incêndio em Rio do Pires
#Bahia: Incêndio florestal atinge área no município de Pilão Arcado; ainda não há combate

Boletim
Com o trabalho mais intenso, os bombeiros já sinalizam redução das chamas em Rio do Pires, onde foram identificados três focos de incêndio desde a última quinta-feira (12). O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Grupamento Aéreo da PMBA e a brigada ‘Anjos da Chapada’, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), continuam atuando por terra.

Foi iniciado nesta terça o lançamento de água com bambi-bucket por helicóptero, que também transporta os combatentes. No Oeste, duas aeronaves estão atuando para combater os focos de incêndio em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Reis sinalizou ainda que mais um helicóptero será disponibilizado em breve para atender as demandas necessárias. As informações são da Sema.

Leia também
Chapada: Incêndio atinge serra e ameaça nascente em Rio do Pires; bombeiros combatem chamas
Chapada: Incêndio em Barra da Estiva é controlado por voluntários; mulher grávida participa de combate

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios